Planetário Móvel: Governo do Amapá encerra programação de astronomia atendendo mais de 7,5 mil alunos de Santana
Durante dois meses de ações itinerantes realizadas no município, mais de 20 escolas receberam o Planetário Digital Móvel.
Mais de 7.500 alunos de Santana são atendidos em projeto do Governo do Estado sobre astronomia
Nesta quarta-feira, 29, o Governo do Amapá encerrou a programação “Astronomia no Meio do Mundo”, contabilizando mais de 7.500 alunos atendidos no município de Santana. Durante dois meses, estudantes de 27 escolas estaduais e municipais tiveram acesso ao Planetário Digital Móvel e participaram de simulações realistas sobre o espaço sideral.
Com o objetivo de promover a popularização de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores, o trabalho foi coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que pretende levar o Planetário para todo o estado.
O Planetário é composto por uma cúpula inflável, caixa de som, ar-condicionado portátil e projetor tecnológico, que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360°, o espaço comporta até 35 pessoas por sessão.
“De forma imersiva e inovadora, esse projeto aproximou a astronomia dos estudantes de Santana, o que foi um sucesso. A ideia é expandir a atividade para os demais municípios“, disse Marceli Coimbra, gerente de ações estratégicas da Setec.
Em Santana, a Escola Municipal Iranilde de Araujo Ferreira foi a última a receber a visita do Planetário Digital Móvel, durante a programação “Astronomia no Meio do Mundo”. Para o diretor adjunto da unidade de ensino, Vitor Machado, o impacto do projeto nos estudantes foi positivo e estimulante.“Ficamos muito feliz com essa iniciativa do governo, porque é uma prática importante para agregar conhecimento no processo de aprendizagem dos alunos”, ressaltou o gestor.
Após sair da sessão do Planetário, a pequena Adria Santos, de 10 anos, falou que a experiência foi única e reveladora, pois agora tem uma nova noção sobre os corpos celestes.“Achei muito bacana, na sessão pude aprender muito sobre o nosso planeta, o universo e as estrelas. Agora, meu interesse aumentou, quero estudar mais sobre o mundo da astronomia”, disse a estudante.
Ciência e educaçãoA estrutura foi adquirida por meio de emenda parlamentar de R$ 1 milhão, articulada pelo ex-deputado federal Luiz Carlos. Com o recurso, a Setec já comprou dois planetários móveis, um investimento de R$ 392 mil. Com o restante do valor, a secretaria planeja adquirir um equipamento fixo, que poderá ser instalado em Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!