Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá apresenta balanço da operação ‘Protetor dos Biomas’, ação contra crimes ambientais

Durante a atividade, foram registradas 39 ocorrências, além da apreensão de madeira ilegal, maquinários e arma de fogo.

Por Marcelle Corrêa
04/06/2024 15h00

Nesta semana, um novo ciclo da operação se inicia no estadoNesta semana, um novo ciclo da operação se inicia no estado

Dando continuidade às ações integradas de proteção ambiental, o Governo do Amapá divulga os resultados da operação “Protetor dos Biomas” durante os dois primeiros meses de atuação. Desde o começo de abril, foram registradas 39 ocorrências, sendo 29 de desmatamento ilegal, além da apreensão de madeira, maquinários e armas de fogo.

Os trabalhos iniciaram em ciclos mensais e passaram pelos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Porto Grande. Nesta semana, um novo estágio da operação se inicia no estado e mais municípios receberão a ação.

A operação “Protetor dos Biomas” é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate à criminalidade na Amazônia. No Amapá, a ação é coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com ações da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros (CBM).

No segundo semestre deste ano, a Polícia Científica passa a integrar a atividade, exercendo o trabalho pericial das ocorrências já registradas. Após dois meses da operação ‘Protetor dos Biomas’, as ações também resultaram em:

  • Um inquérito policial concluído;
  • 30 ações de fiscalizações efetivadas;
  • 68 locais de desmatamento detectados e vistoriados;
  • Uma arma de fogo apreendida;
  • Apreensão de 17 maquinários diversos, incluindo 12 tratores de esteira.

Fiscalização

Na última semana de maio, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) esteve na zona rural de Porto Grande para verificar a quantidade elevada de alertas de desmatamento gerados pela plataforma Brasil Mais, entre 2023 e 2024. 

O objetivo da operação foi investigar a prática ilegal, principalmente em áreas de assentamento. Ao todo, foram verificados 25 pontos de desmatamento, além da fiscalização de rodovias e ramais, coibindo o transporte ilegal de produtos de origem florestal e animais silvestres. 

Amapá Verde

Com a chegada do período de estiagem, que se estende até o mês de novembro, o Governo do Estado irá iniciar no dia 1º de agosto a operação "Amapá Verde", coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar. A previsão é que mais de 500 militares estejam engajados nas ações, que estarão divididas em 9 ciclos de 15 dias.

Além disso, a ação acontece em conjunto com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar e a Dema, da Polícia Civil, que serão acionados quando crimes ambientais forem detectados. A ação está integrada à operação “Protetor dos Biomas”, do Governo Federal, que busca a prevenção e o combate aos incêndios florestais.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!