Governo do Amapá reforça importância do Teste do Pezinho para identificação de doenças
Procedimento é capaz de detectar enfermidades como anemia falciforme e fibrose cística.
O exame, que é realizado a partir de uma gota de sangue, é praticamente indolor
Essencial para manter a saúde dos bebês, o teste do pezinho previne e diagnostica precocemente, doenças raras. Para sensibilizar sobre a necessidade dos recém-nascidos se submeterem ao teste, o mês de junho passou a ser conhecido como “junho lilás”, momento de conscientização. O teste é disponibilizado gratuitamente pelo Governo do Amapá, no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML).
O teste do pezinho deve ser realizado em todos os recém-nascidos com até sete dias de vida. O exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê para identificar doenças graves como, as hiperfenilalaninemias, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita, entre outras.
De acordo com a diretora do HMML, Cristiane Barros, o teste de triagem neonatal nos bebês é de extrema relevância, porque quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento acontecem, melhor será a qualidade de vida dessas crianças.
“Os testes devem ser realizados preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida, porém, apesar de não ser ideal, podem ser feitos também após um mês do nascimento do bebê. Caso seja detectada alguma doença, o tratamento começará tardiamente, podendo levar a sequelas e prejudicar a saúde da criança”, detalha Barros.
Novo espaçoO teste do pezinho integra os exames de triagem neonatal disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), que passa por reforma. Após a conclusão da obra, o hospital vai ampliar a oferta dos serviços que a unidade já realiza e implantar novos, como o teste do coraçãozinho, que pela primeira vez será ofertado no hospital.
Com a reforma, a maternidade também terá salas novas para a realização do teste da orelhinha, teste do olhinho e sala de coleta para o teste do pezinho.
“A triagem neonatal nos dá oportunidade de diminuir o índice de mortalidade infantil no estado. Também nos dá a chance de prevenir outras doenças que não são perceptíveis nos primeiros dias, principalmente as cardiológicas, que ainda é uma das causas de óbito neonatal”, finalizou a diretora, Cristiane Barros.
Como realizar o Teste do Pezinho
O Hospital da Mulher Mãe Luzia atende crianças nascidas na rede pública e particular. Por recomendação do Ministério da Saúde, o teste deve ser realizado, preferencialmente, entre o terceiro e o sétimo dia, podendo ser extensivo até o 28º dia de vida do bebê, com exceção dos prematuros.
Para tanto, o responsável pelo recém-nascido deve apresentar cópia da identidade, cartão do Sus da mãe, cartão de vacina ou a Declaração de Nascido Vivo (DNV) da criança. O atendimento é de segunda a sexta, no horário das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!