'Achei maravilhoso, vai ajudar muito a gente', celebra mãe de primeira viagem acolhida no projeto 'Crescendo Juntos'
Lowenny Barbosa, de 19 anos, conheceu o espaço para amamentação e descanso, na Escola Estadual Rivanda Nazaré, na Zona Norte de Macapá.
Programa combate a evasão escolar de mães matriculadas na Educação de Jovens e Adultos
A jovem Lowenny Barbosa, de 19 anos, ficou encantada ao conhecer, com a filha Mayla, de três meses, a sala de acolhimento do programa "Crescendo Juntos", do Governo do Amapá, na Escola Estadual Rivanda Nazaré, que fica na Zona Norte de Macapá.
Além da Rivanda Nazaré, o programa também está na Escola Estadual Mário Quirino, que fica na Zona Sul de Macapá. A iniciativa faz parte do Plano de Governo para combater a evasão escolar de mães matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
"Não tinha ninguém para cuidar dela, aí eu comecei a trazer a Mayla para a escola. Porém, é muito difícil estudar com uma criança. Já fiquei várias vezes sem conseguir copiar a matéria e sem fazer trabalhos em sala, porque eu estava com ela, mas agora melhorou muito. Achei maravilhoso, vai ajudar muito a gente", celebrou a mãe estudante.
Na equipe das escolas, há dois monitores capacitados para cuidar das crianças de até 10 anos. Eles têm certificações de primeiros socorros para auxiliar em situações atípicas e também acompanham o desenvolvimento das crianças com atividades pedagógicas, como contação de histórias e desenho.
A aluna Raquel dos Santos também ficou surpresa com o espaço. Com um filho de três anos de idade, ela teve que parar de estudar por dois anos e agora ficou aliviada de poder contar com um local para que sua criança fique enquanto ela estuda.
"Essa rede de apoio vai auxiliar muito as mães, vai ajudar as meninas a concluir o ensino médio, quem sabe até chegar numa faculdade. Eu não tinha quem me ajudasse, então só tenho a agradecer pelo trabalho do governador Clécio e da secretária Sandra, por terem implantado esse programa", enfatizou Raquel.
Crescendo JuntosO Governo do Amapá inaugurou na quarta-feira, 5, duas salas de acolhimento do programa, destinadas ao atendimento pedagógico de crianças de 0 a 10 anos. Inicialmente, a sala está disponível na Escola Estadual Mário Quirino, na Zona Sul de Macapá e na Escola Estadual Rivanda Nazaré, na Zona Norte, ambas atendem 629 e 354 alunos do EJA, respectivamente.
As mães que desejarem usufruir do Programa deverão ter 75% de frequência nas atividades presenciais e 50% da pontuação bimestral. A triagem considerará aspectos sociais e econômicos das famílias.
A iniciativa oferece um ambiente seguro e educativo para os filhos enquanto as mães participam das aulas. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!