Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital da Mulher Mãe Luzia já realizou mais de 4 mil Testes do Pezinho em 2016

O exame permite o diagnóstico precoce de doenças que podem causar sequelas

Por Redação
21/10/2016 11h16

Em média, 420 exames são realizados todos os meses, no HMML e nos postos de coleta de outras quatro cidades

De acordo com o balanço divulgado pelo setor de Apoio e Diagnóstico do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), de janeiro a setembro deste ano, foram realizados 4.200 exames da Triagem Neonatal, o Teste do Pezinho.

Para a chefe do setor, enfermeira Eliene Santos, o número está dentro da demanda esperada. “A quantidade de testes é de 420 por mês, aproximadamente. Esse número estimado está dentro do que esperamos. Tem mães que quando recebem alta com o bebê, fazem o exame na UBS próxima de onde mora”, ressaltou.

No início do mês passado, esse serviço começou a ser descentralizado do HMML. Uma parceria do Governo do Amapá, através do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), junto ao Ministério da Saúde (MS), possibilitou que o Teste do Pezinho seja estendido para todo o Estado, com postos de coleta nos municípios.

Tartarugalzinho, Laranjal do Jari, Santana e Oiapoque já estão fazendo a coleta. No dia 10 de novembro, os municípios que ainda não estão ofertando o exame poderão participar de uma capacitação realizada pelo Hemoap, que vai treinar profissionais das Unidades Básicas de Saúde para fazerem a coleta do Teste do Pezinho.

A recomendação é que o exame seja feito entre o 3º e 7º dia de vida do bebê, para o diagnóstico ter maior eficácia. O teste é importante para detectar, precocemente, anomalias congênitas, como a anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!