Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá realiza cursos de trufas e bombons e oficina de empoderamento feminino em Laranjal do Jari

Capacitações qualificam, proporcionando mais autonomia financeira às mulheres atendidas pelo Cram do município.

Por Alice Palmerim
26/06/2024 09h00

Além das capacitações, o Cram realizou atendimento psicológico e blitz educativa em seus serviços

O Governo do Amapá realiza, nos dias 25 e 26 de junho, cursos de capacitação em trufas e bombons, além de uma oficina sobre empoderamento feminino, direcionados às mulheres atendidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Laranjal do Jari, no extremo Sul do estado.

As capacitações têm como objetivo qualificar o público feminino, proporcionando mais autonomia financeira às mulheres atendidas pelo Cram de Laranjal. De acordo com a coordenadora Marília Moura, a iniciativa ajuda a promover a independência e eleva a autoestima feminina.

"Realizamos dois momentos para potencializar as ações de inclusão produtiva, essenciais para que pessoas e famílias sejam inseridas no mercado de trabalho. O Cram de Laranjal cumpre um importante papel na vida daquelas pessoas que são assistidas e precisam de oportunidades e de incentivo”, disse a coordenadora.

As participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre o preparo de chocolate para a produção de bombons e trufas, ministradas pelo técnico Ezaú Silva. Ele também presenteou as alunas com um kit para revenda.

“A ideia é que as acolhidas possam começar um novo ciclo, estimulando a geração de emprego e motivação para uma nova vida”, disse Silva.

Uma das participantes foi a maquiadora, Chadila da Silva, de 22 anos, que ficou bastante entusiasmada com a nova oportunidade.  

“Achei muito importante essa oportunidade, porque hoje em dia nós temos mulheres que querem trabalhar, mas ainda não sabem com o quê. Agora poderei, também, fazer um mimo para minhas clientes”, disse Chadila.   

As participantes tiveram, ainda, o curso de “empoderamento”, com designer de sobrancelhas e aplicação de cílios, que garantem uma renda extra e ajudam na autoestima, como afirma a técnica Noelma Raiol.

“Existem algumas situações que as mulheres precisam relembrar a força que possuem, e o curso de embelezamento reforça esse momento”, ressaltou Noelma. 

Esse tipo de curso ajuda as pessoas a terem outra percepção e estimula a melhorar a qualidade de vida, como é o caso da empreendedora Maria Alcione, de 34 anos, que mora em Laranjal há sete anos. 

“Aprendi a fazer biscoito de castanha com a minha mãe, porque onde morávamos vivíamos de vendas desses produtos. Após um momento difícil, devido a minha separação, cheguei ao Cram, e hoje me sinto muito feliz em poder aprender e ocupar meu tempo com coisas boas”, afirmou Maria.    

Além das capacitações, o Centro de Referência realizou atendimento psicológico com a profissional Sabrina Azevedo e blitz educativa, no centro da cidade, para aumentar a proteção à mulher e divulgação dos serviços.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp