Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Arraiá do Povo: quadrilhas tradicionais agitam primeira noite do festival do ‘Arraiá no Meio do Mundo’

Com temas variados, animação, criatividade, 12 grupos juninos iniciaram a competição, que segue até 2 de julho.

Por Alice Valena
29/06/2024 08h44

Na noite desta sexta-feira, 28, o festival que reúne 59 quadrilhas iniciou a disputa na Cidade Junina

A abertura do festival do “Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo”, animou o público que prestigiou o início da competição no Arraiá do Povo 2024, promovido pelo Governo do Amapá, na Cidade Junina, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Temas variados, cores, criatividade, além do amor aos festejos juninos foram apresentados por 12 grupos tradicionais, nesta sexta-feira, 28.

As quadrilhas integram a Chave Tio Parente do “Arraiá no Meio do Mundo” que este ano conta com 59 quadrilhas, divididas em grupos de acesso e especial, na competição que segue até 2 de julho. O instituto é a maior federação junina da Amazônia e compõe a Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confrebaq).

A programação do Arraiá do Povo, que iniciou no dia 21 de junho, reúne os três maiores festivais juninos do estado, sendo coordenado Governo do Amapá, em parceria com a Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo.

Confira a primeira noite das quadrilhas do “Arraiá no Meio do Mundo”.

Chave Tio Parente

  • As Piranhas dos Matutos

A primeira quadrilha a se apresentar nesta sexta-feira, 28, trouxe o tema: “Ribeirinho, o Caboclo da Amazônia em uma festa de São João”. O grupo mostrou ao público presente, bom-humor e simpatia em um casamento colorido no interior. A quadrilha do bairro Pacoval, na capital, é composta por 28 pares. Tem como presidente, o DJ Luís Carlos.

  • Mistura Junina

No mundo das belas letras do cantor recifense Alceu Valença, o Mistura Junina trouxe o mundo do artista com o tema: “Um São João Valenciano”. Houve casamento na roça, com o casal enamorado, mas um pouco com dúvida, pois um achava que um ou outro tinha pegado o disco do célebre cantor. No final, com as “bençãos” do padre (puxador), deu tudo certo e o casamento foi confirmado.

  • As Dondocas dos Matutos

Já começando com o bom-humor pelo nome, a quadrilha Dondocas dos Matutos apresentou ao público, uma representatividade dos casais ribeirinhos, com o tema: “Em Terra Tucuju, as Dondocas realizam o Casamento do Cabucú!”. Também pertence ao bairro do Pacoval e possui 27 casais. Tem como presidente, Aldo Sandro e estilista Vivian Lopes.

  • Explosão dos Matutos

A Explosão dos Matutos chegou “explodindo”, como diz seu nome, com a temática apaixonada pelo nosso estado, seguindo o tema: “Meu São João". Meu Amapá de muita cultura e tradição”. O público amou as músicas regionais entrelaçadas no ritmo junino e em roupas bem coloridas e cores representativas. Possui 20 pares, e tem como presidente, Osias de Deus.

  • Estrela Dourada

Estrela Dourada agitou o público com o tema: “Retalhos do Brasil, os Construtores da Nação Brasileira”. Uma verdadeira aula de história nas danças e nos pés dos 13 casais caipiras. Direto do bairro da Fazendinha, tocou músicas variadas com temas portugueses e espanhóis. Tem como presidente Jairo Oliveira e miss caipira, Luciana Lima.

  • Encanto Junino (Laranjal do Jari)

Conhecidíssima no Vale do Jari, a Encanto Junino celebrou sua própria terra natal. Com o tema: “Laranjal do Jari, de Ancestralidade, Resistência e Revolução”. Cheia de brilhos e cores representando o Jari, a quadrilha apresentou temas referentes ao município com músicas que trazem pertencimento. Personagens locais foram homenageados. Possui 17 pares e tem como presidente, Angela Souza.

  • Explosão Junina (Porto Grande)

Não poderia ser diferente nesta edição: A quadrilha Explosão Junina de Porto Grande adentrou a cidade junina celebrando o símbolo de sua terra: Festival do Abacaxi. Tua história vou contar e neste Arraiá teus 30 anos vamos juntos festejar”. Uma verdadeira festa em homenagem a um dos festivais mais famosos do estado. A Explosão Junina tem 20 pares e tem como coreógrafos Lucas Nobre e Fabíola Almeida.

  • Império Junino (Mazagão)

Mazagão chegou focada em seu tema falando dos próprios festejos juninos. Com 20 pares e tendo como presidente de honra, Jean Moraes, a equipe veio altamente colorida com cores fortes e os rapazes com roupas de cada cor. As damas com saias rosas e verdes. O tema encantou a plateia na Cidade Junina: “Nas festas juninas, um São João de sonhos e nostalgias”.

  • Explode Coração (Porto Grande)

O município de Porto Grande estava mais uma vez representado pela quadrilha Explode Coração, com o tema: “Pode apostar; os jogos da vida vão começar no São João do Amapá”. O amarelo imperou nos 20 casais, inspirados no filme, Jogos Mortais, completou a apresentação. O grupo tem como presidente Juciléia Barbosa e a miss caipira, Shayane Gonçalves.

  • Estrela do Norte

Na noite que marcou o primeiro dia da terceira competição no Arraiá do Povo 2024, os bairros Pacoval e Laguinho seguem bem representados: a Estrela do Norte apresentou o tema: “A Voz da Arte Nordestina”. Uma rica viagem ao nordeste, como mesmo definiram em sua locução, embalando seus 25 pares e casal de noivos: Emilly Oliveira e Alexandre Nazaré. As roupas inspiradas em um conto de Cordel, teve apresentação de temas como o Boi Bumbá.

  •  Reino de São João

A Agremiação Reino de São de João do bairro Nova Esperança, mostrou realmente os “sinais”. Com o tema: “O Festejo do Povo, com o Povo e Para Todos". Os Sinais do Meu São João”. Em sua variação de batidas e músicas, apresentou sobretudo que as festas juninas são para todas as classes, povos, pessoas, bolsos e gostos. Alan Balieiro se destacou como marcador dos 17 pares.

  • Xodó Junino

A última agremiação não poderia deixar passar nada em branco e finalizou a noite com o tema: “Mitos e Lendas. Acredite Se Quiser", mostrou ao público, as lendas e curiosidades das nossas regiões como a lenda do Boto. Quase todos os integrantes homens estavam totalmente de branco.

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com 12 dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!