Com incentivo do Governo do Estado, artesãos amapaenses participam da maior feira de artesanato da América Latina, em Pernambuco
Artistas de Ferreira Gomes, Macapá e Mazagão foram selecionados para o evento que acontece até 14 de julho.
Estão expostas cerca de 4 toneladas de peças em madeira, argila, sementes, fio e fibra, miçangas e materiais reutilizáveis
Com incentivo do Governo do Estado, artesãos amapaenses participam até o dia 14 de julho, da 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda, Pernambuco. No evento, que iniciou nesta quarta-feira, 3, os artistas estão expondo e comercializando cerca de 4 toneladas de peças em madeira, argila, sementes, fio e fibra, miçangas e materiais reutilizáveis.
Ao todo, seis artesãos dos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Mazagão, foram selecionados para a feira que é considerada a maior do segmento na América Latina. Os trâmites para definição do transporte das peças e seleção dos participantes aconteceu por edital, lançado e coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
Rizonete Morais, de 62 anos, que veio de Ferreira Gomes, participa pela primeira vez do evento trazendo peças de fibra de banana, transformando-as em chapéus e bolsas. O material usado é da sua própria plantação para utilizar na fabricação.
“Sou agricultora e do meu próprio quintal eu tiro a matéria-prima que aproveito para fazer as minhas peças. É a primeira vez que eu estou na Fenearte e pude realizar meu sonho junto com outros artesãos, somos uma família aqui. A expectativa de venda é ótima graças a organização da Sete, e estou muito feliz pelo artesanato ter me trazido tão longe”, destacou Rozinete.
O marceneiro David Campos, de 46 anos, trabalha na área há mais de 30 anos e já participou uma vez da feira. Ele está apresentando mesas de diversos tipos, tábuas de churrasco, porta-xícaras, entre outros materiais.
“Nós esperamos não só vender nossas peças, mas também difundir nossa cultura aqui no evento que abrange todos os estados. A primeira vez que vim aqui foi um sucesso e espero repetir e melhorar esse ano. Aqui temos também a oportunidade de aprender com artistas de outras regiões, absorver, para poder utilizar em nossas obras”, ressalta o marceneiro.
Fenearte 2024
Em sua 24ª edição, a feira tem como tema "Sons do criar: artesanato que toca a gente", em referência à capacidade dos artesãos de se conectar com as pessoas. Além dos estandes de vendas, o evento terá exposições, concursos e desfiles de moda, apresentações musicais e outras atividades.
“O artesanato é uma expressão viva da nossa cultura e identidade. Participar de um evento da magnitude da Fenearte é uma oportunidade ímpar para os nossos artesãos. O Governo do Amapá está empenhado em oferecer todas as condições para que esses artistas possam mostrar seu talento e, ao mesmo tempo, expandir seus negócios”, afirmou o coordenador de artesanato da Sete, Junielson Pessoa.
Calendário do Artesanato Amapaense
O Governo do Amapá elaborou um calendário de participação dos artistas em feiras do segmento no âmbito nacional. Serão eventos que ocorrem em quatro estados brasileiros, no período de maio a dezembro. Entre elas, está a 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que acontece no mês de agosto.
Confira o calendário:
- Julho: 24ª edição da Fenearte, em Olinda, Pernambuco
- Agosto: 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
- Agosto e setembro: programações locais, como a 53ª Expofeira do Amapá
- Dezembro: 34ª Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!