Governo do Amapá e Fundação Itaú avançam no planejamento de cursos técnicos profissionalizantes no estado
Encontro busca dar continuidade na implementação de novos cursos em escolas de tempo integral e centros profissionalizantes do estado.
Representantes da Seed e da Fundação Itaú discutem a expansão da educação profissional no AmapáO Governo do Amapá realizou um encontro entre técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e representantes da Fundação Itaú, na quinta-feira, 18, para dar continuidade ao planejamento da oferta de educação profissional e técnica.
Durante a reunião, foram discutidos os cursos que serão implementados nas escolas de ensino médio em tempo integral e nos centros profissionalizantes do estado. Também foram abordados o processo de compras para aquisição de materiais pedagógicos e a otimização da lotação de professores efetivos, permitindo que complementem sua carga horária nos componentes das matrizes dos cursos oferecidos.
A secretária de Educação, Sandra Casimiro, sugeriu a inclusão de cursos voltados para áreas ribeirinhas, visando fortalecer a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento sustentável.
“Cursos como manejo do açaí e pesca podem fortalecer a cadeia produtiva de nossos ribeirinhos nas regiões de Macapá, Santana e Mazagão. Essa é uma proposta que estamos estudando para implantação futura, e contamos com o apoio da Fundação Itaú”, pontuou Sandra.
Também estiveram presentes na reunião as secretárias adjuntas de Apoio à Gestão, Edilene Abreu, e de Políticas Educacionais, Antonia Andrade, além de técnicos de ambas as instituições.
Os cursos que serão implementados nas escolas abrangem áreas como administração, informática, eletroeletrônica, massoterapia, instrumentação musical e recursos humanos. Eles são analisados conforme a demanda do mercado e o interesse dos alunos.
Os próximos passos serão a elaboração de um edital para um processo seletivo dos novos cursos a serem implementados nas unidades educacionais e a aditivação do Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação.
A Seed e a Fundação Itaú Educação buscam oferecer uma educação profissional de qualidade no Amapá, abrangendo diversas áreas de atuação alinhadas às necessidades do estado e do mercado de trabalho. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e atender às demandas dos estudantes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!