'Fazer parte dessa história não tem preço', afirma narrador e fabricante de cavalinhos de miriti para a Festa de São Tiago das Crianças
Professor Antônio José, de 52 anos, é responsável por confeccionar as peças que serão entregues aos protagonistas do evento infantil, que acontece nos dias 27 e 28 de julho.
Professor Antônio José, de 52 anosA Festa de São Tiago, realizada na comunidade de Mazagão Velho e com apoio do Governo do Amapá, iniciou a encenação da batalha entre mouros e cristãos na quarta-feira, 24. O evento, que completa 247 anos de devoção e fé, exige comprometimento e responsabilidade de todos os participantes.
Este ano, o papel de narrador da festividade foi direcionado para o professor Antônio José, de 52 anos. Mazaganense com muito orgulho, o educador também é o responsável pela fabricação dos cavalinhos de miriti utilizados pelos pequenos cavaleiros durante a Festa das Crianças, que acontece nos dias 27 e 28 de julho.
“Os jovens são protagonistas durante dois dias de uma bela programação, e ali tomam posse do legado que um dia será responsabilidade deles dar continuidade. Fazer parte dessa história, seja narrando os acontecimentos ou contribuindo com mão de obra artesanal, não tem preço”, destacou José.
As peças são entregues aos personagens de São Tiago, São Jorge, Atalaia e do Menino Caldeirinha
Um mês antes da festividade, o professor fabrica com esmero e de forma artesanal cada um dos cavalos, que são adquiridos pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago e entregues para as crianças que irão participar do evento.
As peças são entregues às figuras de São Tiago, São Jorge, Atalaia e Menino Caldeirinha, além de trazerem símbolos e cores que representam os personagens.
Festa de São Tiago revive a fundação da Vila de Mazagão Velho
Festa de São Tiago das Crianças
Durante os dias 27 e 28 de julho, as crianças possuem uma festa protagonizada só por elas. Os pequenos repetem os rituais feitos pelos adultos dois dias antes, como forma de aprenderem a tradição que um dia será responsabilidade delas perpetuarem.
Tradição trazida da África
Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770.
Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!