Festa de São Tiago: baile dançante com Márcia Felipe anima público após encenação da batalha entre mouros e cristãos
Programação na noite de quinta-feira, 25, celebrou o sucesso de mais um espetáculo incentivado pelo Governo do Amapá.
Cantora Márcia Felipe embala baile dançante da Festa de São Tiago
O forró eletrônico da cantora Márcia Felipe animou o público que participou do segundo dia de encenação da tradicional batalha entre Mouros e Cristãos na quinta-feira, 25, após o ponto alto da Festa de São Tiago. O baile dançante celebrou o sucesso de mais um espetáculo incentivado pelo Governo do Amapá.
A programação reuniu turistas, visitantes de todo o estado e as famílias tradicionais da Vila de Mazagão Velho, onde a festa é realizada há 247 anos. Para Antônio José Pinto, de 52 anos, o baile dançante é muito especial, porque consolida o êxito de mais uma encenação. Ele faz parte da equipe de narradores oficiais da Festa de São Tiago há mais de 30 anos.
"O baile dançante encerra com chave de ouro o espetáculo principal da Festa de São Tiago e também é um momento para comunidade comemorar junto com o público a passagem de mais uma edição da festividade, que completa 247 anos de tradição. Estou muito feliz, porque este ano o público prestigiou e lotou Mazagão Velho. Isso mostra a força e a importância deste grande evento", ressaltou o narrador.
Antônio José Pinto, de 52 anos, é narrador da festa há mais de 30 anos
Entre o público que faz questão de prestigiar a festividade todos os anos, está o administrador José de Jesus, de 49 anos. O santanense conta que ficou encantado com a grandiosidade do evento em 2024.
"A comunidade, o Governo do Estado e a Prefeitura de Mazagão, organizaram uma festa muito linda. Estou muito feliz em poder participar e aproveitar o evento, que tem uma programação muito boa e tranquila, que dá pra curtir com a família inteira", destacou o visitante.
Santanense José de Jesus, de 49 anos, foi com a família curtir a Festa de São Tiago
A programação da Festa de São Tiago segue até domingo, 28, incluindo a encenação da batalha entre mouros e cristãos feita pelas crianças mazaganenses.
FOTOS: missa celebra a fé do povo de Mazagão Velho no Dia de São Tiago
Tradição que veio da África
Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770. Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.
Festa de São Tiago, em Mazagão Velho
Economia aquecida
Durante os 12 dias de programação, a Festa de São Tiago atrai inúmeros visitantes que aquecem a economia da Vila de Mazagão Velho comprando alimentos, artesanatos, roupas e diversos outros produtos locais.
Além de manter viva uma tradição bissecular, a festividade é uma importante ferramenta para geração de emprego e renda no estado.
Feira de empreendedores em Mazagão Velho
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!