Aulas de comida de boteco, finanças e primeiros socorros atraem moradores do Miracema para curso de férias do Governo do Amapá
Iniciativa, realizada em parceria com Sebrae e Senac, promove novas perspectivas de trabalho aos moradores.
Alunas aprendem novos pratos de comida de boteco
Montar o próprio negócio e ganhar dinheiro é o desejo de muitos moradores do residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá. Para atender a este público, o Governo do Amapá promoveu um curso de férias com aulas sobre mídias digitais, educação financeira, comida de boteco e primeiros socorros.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação, em parceria com o Plantão Social do habitacional, Sebrae e Senac. As aulas foram ministradas no período de 22 a 26 de julho e a ideia é proporcionar novas perspectivas de trabalho e despertar o sentido empreendedor dos moradores.
Para Max Morais, coordenador do Plantão Social do habitacional, a ação do Governo leva oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
“Essa é uma ação do Estado que proporciona mais do que moradia digna longe das áreas alagadas, mais que um prédio, como diz o governador Clécio, são iniciativas que aproximam os moradores das políticas públicas e oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, ressaltou o coordenador.
Max Morais, coordenador do Plantão Social do habitacional Miracema
Os alunos participaram de aulas teóricas desenvolvidas pelo Sebrae e Senac, voltadas para o processo de abertura de novos negócios, como trabalhar a marca nas redes sociais e práticas para apresentação de novos pratos, cardápios, boas práticas para manuseio de alimentos e primeiros socorros.
Para a aluna do curso de gestão financeira, Ingrid Monteiro, 23 anos, a iniciativa veio em boa hora. Ela ficou animada para empreender na área de doces.
“Meu sonho sempre foi ter o meu espaço, atualmente vendo as melhores trufas da cidade, sob encomenda e de porta em porta, mas essa oportunidade me fez despertar e ver que é possível sim, alcançar meu objetivo em ter meu próprio espaço”, disse a jovem.
Ingrid Monteiro, 23 anos, empreende na área de doces
Pelas mãos do instrutor do Senac, o chefe de cozinha Antônio Moía, os alunos do curso de comida de boteco aprenderam a preparar pratos diferenciados, como camarão crocante ao molho andalouse (receita belga), ceviche, filé ao molho agridoce, bolinho de pirarucu de colher e o prato típico curitibano chamado carne de onça.
"O mercado atual pede que fujamos do tradicional, como a calabresa acebolada, por exemplo, por isso nós estamos trazendo para esses alunos, novas propostas de cardápios que agreguem mais sabor e valor aos pratos”, explicou o instrutor.
Novos sabores de comidas de boteco ganham destaque no curso de férias
A moradora do residencial, Heloana Fortunato, que já trabalha na área gastronômica, viu na iniciativa uma chance de melhorar o currículo.
“Minha expectativa e poder me desenvolver cada vez mais. Já fiz outros cursos, agora participo desse de comida de boteco. Eu pretendo ter meu próprio restaurante, em breve", contou Heloana.
Heloana Fortunato sonha em abrir o próprio restauranteCurso de Marketing Digital abre oportunidade de negócios Curso de educação financeiraCursos de primeiros socorros chama atenção dos alunos para ocorrências domésticas
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!