Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRADIÇÃO E FÉ

Encenação da batalha entre mouros e cristãos pelas crianças marca encerramento da Festa de São Tiago

Com apoio do Governo do Estado, legado da manifestação cultural e religiosa mais antiga do Amapá segue sendo mantido pelas novas gerações.

Por Kelison Neves
28/07/2024 20h15

Batalha entre mouros e cristãos do São Tiago das Crianças, em Mazagão VelhoBatalha entre mouros e cristãos do São Tiago das Crianças, em Mazagão Velho

Com muita alegria, devoção e brincadeiras, a garotada da comunidade de Mazagão Velho reproduziu, neste domingo, 28, a lendária batalha entre mouros e cristãos. A encenação marcou o encerramento da Festa de São Tiago.

No teatro a céu aberto, as crianças interpretaram momentos icônicos da batalha como a troca da bandeira dos mouros pelo corpo de Atalaia; o decisivo combate entre os guerreiros, onde segundo a história, Deus teria ajudado os cristãos prolongando o dia para que conseguissem vencer; a prisão do rei Caldeirinha até a aparição das figuras de São Tiago e São Jorge.

Crianças interpretam e perpetuam a tradição da festividadeCrianças interpretam e perpetuam a tradição da festividade

Pela terceira vez participando da programação infantil, Caíque Silva, de 12 anos, destaca que as brincadeiras fazem com que tudo fique divertido e as crianças se envolvam cada vez mais com a tradição, que completa 247 anos na comunidade. Este ano, o pequeno mazaganense interpretou um dos cavaleiros mouros.

“Aqui a gente fala da nossa tradição, conhece mais sobre a história da batalha e se diverte ao mesmo tempo. Tudo é muito legal, mas a minha parte preferida é quando o Atalaia rouba a nossa bandeira e nós corremos para cima deles”, disse o garoto, empolgado.

Caíque Silva, de 12 anosCaíque Silva, de 12 anos

Fã incondicional da festividade, a tia do Caíque, Eudilene Laís Silva, de 17 anos, conta que testemunhar os mais novos participando da Festa de São Tiago é algo admirável e reconfortante.

 “É uma festa inexplicável para mim e ver muitas crianças como o meu sobrinho participando, me enche de orgulho, porque eles são o nosso futuro e daqui há alguns anos vão assumir o lugar dos adultos e se tornarem os responsáveis pela nossa festividade”, destacou Eudilene.

Eudilene Laís Silva, de 17 anosEudilene Laís Silva, de 17 anos

No último dia da programação de 247 anos da Festa de São Tiago, a secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli, destacou como fundamental a programação voltadas para as crianças e comemorou o sucesso de mais uma edição do evento.

“Mais uma vez conseguimos entregar tudo que se espera de uma festividade tão grandiosa quanto a de São Tiago. Para fechar com chave de ouro, encerramos com uma programação bem especial dedicada às crianças, que, futuramente, vão perpetuar essa tradição”, disse a gestora.

Secretária de Cultura do Amapá, Clícia Di MiceliSecretária de Cultura do Amapá, Clícia Di Miceli

Confira como foi o encerramento do São Tiago das Crianças:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!