‘É a Festa de São Tiago da inclusão’, diz narrador sobre protagonista mirim com deficiência intelectual, em Mazagão Velho
Aluno da Escola Estadual Sebastiana Lenir, em Macapá, José arrancou a aplausos dos expectadores quando proferiu as palavras que dão vida ao ritual.
O ponto alto da Festa de São Tiago das crianças, no domingo, 28, teve um toque de emoção a mais. O pequeno figurante que deu vida ao guerreiro Tiago, José Bernardo Barreto Braga, de 11 anos, é diagnosticado com Deficiência Intelectual (DI) e abraçou o desafio com muito apoio da família. A emoção tomou conta quando o menino fez o primeiro juramento, ao lado da Capela.
“É a Festa de São Tiago das Crianças da inclusão. É lindo ver a oportunidade que o Bernardo recebeu e que está cumprindo com tanta dedicação e carinho. É emocionante”, comemorou o narrador Antônio José Pinto, de 52 anos, que este ano se despediu dos microfones durante a festividade, apoiada pelo Governo do Amapá, em Mazagão Velho.
Aluno da Escola Estadual Sebastiana Lenir, em Macapá, José arrancou aplausos dos expectadores quando proferiu as palavras que dão vida ao ritual. A mãe, Dilza Barreto, e demais membros da família acompanharam emocionados cada momento que o filho participou.
“Ele deveria ter feito a figura na época da pandemia, mas só agora pudemos realizar esse sonho. A avó deve estar muito feliz de onde está”, explicou a tia de Bernardo, Rita Délia, fazendo referência à mãe já falecida, que era devota de São Tiago.
Ao lado dele, o primo, Vinicius Barreto de Morais, de 14 anos, fez a figura do Atalaia. Eles compartilham, além do laço sanguíneo, uma história de união: Vinícius salvou Bernardo de um afogamento em um clube em Macapá; São Jorge foi interpretado por Taylor Patrick Ramos, de 11 anos.
As crianças também proporcionaram um belo espetáculo durante a passagem do Círio pelas ruas de Mazagão Velho. Na chegada, na frente da igreja Nossa Senhora da Assunção, houve mais emoção no segundo juramento.
Após a entrega das imagens de São Tiago e São Jorge e a missa na igreja, a comitiva de festeiros seguiu para a dança do Vominê no Barraco de São Tiago. As crianças levam consigo a garantia de que a tradição irá continuar.
“Muito lindo ver as crianças como protagonistas dessa linda festividade. É emocionante ver a maneira como elas se envolvem e se dedicam”, ressaltou a professora Marcela Santos, que acompanhou o Círio das crianças.
Festa exclusiva para as crianças
Durante os dias 27 e 28 de julho, as crianças tiveram uma festa protagonizada só por elas. Os pequenos repetiram os rituais feitos pelos adultos dois dias antes, como forma de aprenderem a tradição que um dia será responsabilidade delas perpetuarem.
A Festa de São Tiago também conta com as figuras de São Tiago, São Jorge, Atalaia, Menino Caldeirinha e os mouros e cristãos. Elas encenam os episódios "montadas" em cavalinhos de miriti e enfeitados com papel de seda, confeccionados especialmente para os pequenos "cavaleiros".
Tradição trazida da África
Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770.
Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!