Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORGULHO E RESPEITO

‘Incluímos a diversidade no nosso orçamento e planejamento durante o ano todo’, destaca o governador do Amapá na 24ª Parada LGBTQIAPN+

Clécio Luís ressaltou o apoio dado pelo Governo do Estado no segundo ano consecutivo para a realização do evento e os avanços nas ações afirmativas que garantem os direitos humanos desta população.

Por Winicius Tavares
05/08/2024 08h27

Governador Clécio Luís participou do evento que promove a diversidade no domingo, 4Marchando ao lado da multidão de cores, o governador do Amapá, Clécio Luís, celebrou a diversidade na 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Macapá, programação apoiada pelo Governo do Estado. O arco-íris do fim de tarde do domingo, 4, coloriu as margens do Rio Amazonas durante a marcha histórica, que neste ano trouxe o tema “Seu Voto. Nosso Futuro”, para incentivar uma democracia representativa baseada na escuta e no respeito.

FOTOS: confira como foi a 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Macapá

“Pelo segundo ano consecutivo, demos todo o apoio à Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Macapá, e não somente no dia do evento, mas durante o ano todo, incluindo a diversidade no nosso orçamento e no nosso planejamento de governo. Todas essas ações são para reafirmar nosso compromisso com igualdade e com a promoção da paz, do amor, da alegria e, principalmente, para manter vivo o orgulho da nossa população”, destacou o governador Clécio Luís.

Governador Clécio Luís participou da marcha em meio ao carinho do públicoEm 1 ano e 6 meses, o Amapá avançou na política públicas para as comunidades LGBTs e no combate a homofobia e a transfobia por meio de ações afirmativas promovidas pelo Governo do Estado, como a reserva de 5% das vagas no Novo Amapá Jovem para pessoas LGBTQIAPN+, a criação da Comissão Especial de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBTQIAPN+ e do Centro AMA-LBTI, além da inclusão da população LGBTQIA+ no programa Amapá Sem Fome.

Para promover um ambiente acolhedor e inclusivo durante o evento neste ano, o Governo do Amapá montou o Complexo da Diversidade em frente à casa do artesão com apresentações de 30 artistas locais de várias linguagens como marabaixo, poesia e performances, além de abrigar o Palco da Diversidade, que neste ano finalizou a programação com os shows de Lia Clark e Karol Conka.

Karol Conká e Lia Clark foram as atrações nacionais do eventoA secretária de Cultura do Estado, Clícia Di Miceli, reforçou que o evento se alinha aos esforços do Governo do Amapá em fomentar o turismo e a economia local, ao mesmo tempo em que promove a diversidade e os direitos humanos, consolidando o estado como um exemplo de respeito e inclusão.

“A cada ano é uma luta e uma história diferente. E mais uma vez estamos aqui, às margens do rio Amazonas, nessa marcha de muito brilho, de muita alegria, de muito colorido, mas principalmente de muita luta. A parada marca esse dia de reflexão e de diálogo com parte da sociedade que ainda vive sobre intolerância. Queremos ressaltar a diversidade e validar todas as formas de amor”, frisou a secretária.
 
Secretária de Cultura do Amapá, Clicia Di MiceliO deputado estadual Rodolfo Vale foi eleito um dos padrinhos da programação neste ano, ao lado de Silvanda Duarte, ativista social do movimento LGBTQIA+. O parlamentar, que destinou recursos para a realização do evento, reforçou o compromisso público em seguir apoiando a diversidade. 
 
“A nossa missão enquanto padrinho e madrinha na parada, só começa quando finalizar o dia de hoje, estaremos juntos ladeado ombro a ombro, não deixando retroagir qualquer direito e para que possamos avançar cada vez mais na garantia de direito de proteção à comunidade LGBTQIAPN+”, reforçou o deputado.

24ª Parada LGBTQIAPN+

A Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Macapá é um evento anual que se consolidou como um dos mais importantes e tradicionais da região Amazônica, sendo a mais antiga da Região Norte do Brasil, celebrando a diversidade e promovendo a luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+.  

Em Macapá, realizada pela primeira vez em 2000, a Parada tem como objetivo principal dar visibilidade às questões enfrentadas por essa população, além de promover a inclusão e a igualdade de direitos e buscar honrar toda a história de luta dessa população.
 
A cada edição o evento aborda temas relevantes, buscando conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito às diferentes identidades de gênero, expressões de gênero e orientações sexuais. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!