Governo do Estado amplia e moderniza granjas de suinocultura para a 53ª Expofeira do Amapá
Serviços ocorrem devido ao aumento da demanda de produtores para levar mais animais e para proporcionar bem-estar aos animais.
Melhorias no piso e serviços como pinturas e iluminações já foram concluídosO Governo do Estado está concluindo as obras de ampliação e estruturação das granjas de suinocultura na área da agricultura familiar que servirá de modelos para o pequenos produtores rurais durante a 53ª Expofeira do Amapá, que ocorrerá de 29 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Os trabalhos se concentram no telhado, que está maior para acompanhar as novas baias e ocorrem devido ao aumento na demanda de produtores interessados em levar mais animais e também para adequar as normas de bem-estar dos animais, além de proporcionar maior conforto aos visitantes que passarão pelo espaço.
Ao todo, o Governo do Estado está preparando mais de 250 espaços para a exposição de animais. As atividades na unidade demonstrativa agrícola familiar são coordenadas pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap).
“Com esse trabalho de ampliação dos espaços destinados aos suínos, iremos melhorar o ambiente dos animais para evitar o sol e proporcionar mais sombra. As acomodações nas baias serão maiores, já que teremos animais de grande porte e de raças com alta performance de carne", enfatizou o diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael.
Com os serviços, os animais ganharam mais espaço e os visitantes terão um local mais amplo para visitaçõesAlém dos serviços de ampliação das baias, também está sendo organizada uma série de cursos e palestras sobre a suinocultura amapaense, que serão ministradas por técnicos do Rurap. A programação ocorrerá durante os 11 dias de Expofeira.
Em 2023, mais de 50 animais de grande porte e de corte da suinocultura estiveram em exposição e comercialização durante a feira agropecuária. Este ano, a expectativa é aumentar o quantitativo de animais e receber os produtores e criadores para cursos e capacitações.
Inscrições para criadores rurais
O Governo do Amapá continua recebendo inscrições de criadores rurais interessados em expor ou comercializar animais na maior feira de negócios do estado. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e demais órgãos do setor agropecuário são responsáveis pelo cadastro, que está sendo realizado na Central da Expofeira. O prazo para os criadores se inscreverem vai até 28 de agosto.
A expectativa é que o evento receba entre 500 a 600 animais e uma das espécies que já preencheu todas as vagas nas baias são os equinos (cavalos). As demais ainda contam com espaços disponíveis para os 11 dias de programação. A medida serve para o controle dos animais que serão colocados nas baias, como bubalinos e bovinos, equinos e também animais de médio porte, como caprinos, ovinos e suínos.
Área das granjas de suinocultura tiveram o telhado e as baias ampliados
53ª Expofeira do Amapá
A estrutura da 52ª Expofeira, que em 2023 movimentou mais de R$ 5,7 milhões em vendas e gerou cerca de R$ 500 milhões em negócios, foi restaurada. Além disso, foi ampliada em 20% a área para exposições, que alocam empreendedores locais e empresas de fora do estado. Ao todo, serão 40 mil metros quadrados de área coberta.
A feira terá, ainda, 50 mil metros quadrados de área para esportes radicais, 3 mil vagas de estacionamento para carros, 1 mil vagas para motocicletas, além de 80 lotes de animais para exposição e comercialização.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!