Governo do Amapá realiza treinamento para identificação e controle de escorpiões
Capacitação inicia na segunda-feira, 12, com aulas práticas e teóricas para profissionais de saúde.
Capacitação será composta de aulas teórico-práticas de 12 a 16 de agostoO Governo do Amapá promove de 12 a 16 de agosto o treinamento de técnicos da Vigilância em Saúde para identificação e controle de escorpiões de interesse em saúde. O evento será realizado no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), no Bairro Buritizal, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O encontro busca habilitar os profissionais de vigilância em saúde, dos laboratórios de entomologia e Unidades de Vigilância de Zoonoses a reconhecer e diferenciar os escorpiões conforme interesse para saúde pública, importância epidemiológica e características biológicas.
“Serão cinco dias de atualização de conteúdo, troca de experiências e debates. Após essa oficina, os profissionais estarão mais capacitados tanto no trabalho de campo quanto na abordagem com a população”, reforça o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Superintendente da SVS, Cássio Peterka. A capacitação será composta de aulas teórico-práticas, as quais abordarão temas como sistemática e taxonomia das espécies de escorpiões de importância médica e monitoramento dos fatores de risco do contato da população humana com o agente do acidente.
Além disso, aspectos da história natural, morfologia, ecologia e comportamento serão abordados juntamente com as técnicas de coleta, acondicionamento, manejo e fluxo destes animais.
Casos no Amapá
Os casos ocorrem tanto na região urbana, quanto na região rural. As partes do corpo mais afetadas são as mãos, dedos das mãos e pés, a maioria com sintomas leves.
Segundo dados do Sistema Oficial de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2023 foram notificados 1.147 casos de acidentes por animais peçonhentos no Amapá, dentre os quais 457 foram causados por escorpiões. Ocorreram com maior frequência nos meses de janeiro a abril, e agosto e setembro.
Em 2024, os registros são de 709 acidentes por animais peçonhentos, e 275 causados por escorpiões. Os municípios com maior número de casos de acidentes causados por escorpiões são Laranjal do Jari, com 144 acidentes em 2024, Macapá, com 85 ocorrências e Santana, com 39 casos registros.
De janeiro a julho de 2024 o Sinan registou 275 picadas por escorpiões em todo o Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!