Governo do Estado promove 1ª Reunião Ordinária após retomada do Conselho Gestor da Flota do Amapá
Conselheiros recém-empossados apresentaram demandas e debateram temas sobre desenvolvimento sustentável da Unidade de Conservação.
Conselheiros recém empossados participam da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Flota AmapáO Governo do Estado promoveu a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor Consultivo da Floresta Estadual do Amapá (Flota Amapá), na quarta-feira, 21, para debater sobre as potencialidades da Unidade de Conservação e as possibilidades de desenvolvimento econômico sustentável para área protegida.
O encontro teve o objetivo de esclarecer dúvidas e trabalhar temáticas sobre concessão florestal, investimentos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), ações e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na Unidade, o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amapá e Prevenção e Combate à Estiagem e Incêndios Florestais.
Moradora da Cumunidade Cupixi, Rosa Maria Almeida, é conselheira do Conselho Gestor da Flota“Essa ação conjunta é muito importante para podermos buscar meios de desenvolvimento sustentável e, assim, contribuir com a conservação da biodiversidade e, ao mesmo tempo, trabalhar soluções para geração de renda dos moradores que residem dentro da área protegida. Me sinto honrada em abraçar essa responsabilidade e poder colaborar com soluções que possam melhorar a vida de todos”, ressaltou a conselheira empossada e moradora da comunidade do Cupixi, em Porto Grande, Rosa Maria de Almeida.
A sociedade civil organizada participou trazendo suas experiências e demandas que enriqueceram o debate contribuindo para a construção de soluções coletivas. De outro lado, a coordenação e profissionais da Sema, expuseram informações técnicas e científicas que embasaram as discussões.
Ainda no encontro, os conselheiros formaram dois Grupos de Trabalho que irão elaborar o regimento interno do Conselho que, após a conclusão do documento, será apreciado pelo colegiado na próxima reunião, que ocorrerá em dezembro.
De acordo com coordenador de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade da Sema, Euryandro Costa, os representantes demonstraram a importância do trabalho conjunto entre os diversos setores da sociedade para a conservação da área protegida.
Coordenador de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade da Sema, Euryandro Costa“Esse primeiro momento além de debater os temas também serviu para familiarizar os conselheiros sobre suas atribuições e competências dentro do Conselho. A troca de experiências e o diálogo entre cada participante é essencial para o sucesso das estratégias de conservação e mecanismos de desenvolvimento sustentável na Unidade de Conservação”, enfatizou o coordenador.
Ao final, ficou previsto a próxima reunião para o mês de dezembro, cuja a finalidade é dar continuidade aos trabalhos. Neste viés, também foram feitos alguns encaminhamentos como, a formalização do Grupo de Trabalho para elaboração do regimento interno do Conselho Gestor da Flota, bem como a discussão e a construção do Plano de Ação do Conselho que irá contribuir com a gestão pública da Unidade de Conservação, um dos compromissos com a comunidade para a definição das atividades de desenvolvimento sustentável possíveis dentro da UC.
Conselho Gestor voltará a se reunir em dezembro
Flota Amapá
A Floresta Estadual do Amapá (Flota) é uma unidade de conservação de uso sustentável criada pela Lei Estadual nº 1.028, de 12 de julho de 2006. Com uma área de aproximadamente 23.694 quilômetros quadrados, dividida em quatro módulos que abrangem 10 municípios, sendo, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Mazagão, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque. A gestão é conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!