Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

Agosto Lilás: Governo do Estado e Tribunal de Justiça do Amapá realizam ação da Rede de Atendimento à Mulher em Oiapoque

Equipes dos órgãos que integram a rede levam serviços de atendimento psicossocial e oficinas às mulheres do município.

Por Alice Palmerim
23/08/2024 09h00

Vários locais de acolhimento às mulheres da fronteira são visitados Vários locais de acolhimento às mulheres da fronteira são visitados O Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) realizam, até este sábado, 24, atendimentos jurídicos, psicossociais e oficinas de qualificação profissional para mulheres de Oiapoque, a 590 km de Macapá, como parte da campanha “Agosto Lilás”, que trata sobre a conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. As atividades conjuntas são parte dos serviços disponibilizados pela Rede de Atendimento à Mulher (RAM).

A “Caravana das Oficinas” é composta por equipes técnicas da Secretaria de Políticas para Mulheres, Polícia Civil, Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, e a Coordenadoria da Mulher do Tjap. Entre as atividades, são realizadas rodas de conversas com grupos dos alcoólicos anônimos, oficinas de empoderamento feminino, artesanato de resina, organização para o bem-estar e marketing digital.

Ação é integrada com os representantes da Rede de Atendimento à MulherAção é integrada com os representantes da Rede de Atendimento à Mulher“Essa capacitação teve uma grande relevância, porque não foi só palestra também teve a oportunidade de aperfeiçoar o nosso artesanato e também os ensinamentos para divulgar o nosso trabalho. Isso faz toda a diferença. Foi maravilhoso poder participar”, destacou Márcia Elena, de 35 anos, uma das participantes da oficina realizada na comunidade de Patuazinho.

O atendimento psicossocial é realizado pelos técnicos da Secretaria de Políticas para Mulheres, Fábio Brito e Marcélia Lobato e pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Oiapoque. Além das palestras, também são realizadas visitas técnicas em locais de acolhimento às mulheres no município e também no lado francês.

Programação trabalha a conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e meninasProgramação trabalha a conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e meninas

Durante o mês de agosto, órgãos e instituições que trabalham a política da mulher realizam diversas ações de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e meninas, além de divulgar os canais para denúncias como, 180, 190 e o telefone (96) 98402-7649.

“A ideia dessa ‘Caravana das Oficinas’ é falar de uma maneira mais próxima e tranquila com todas as mulheres para que elas se sintam mais seguras e protegidas. As ações em conjunto com os órgãos parceiros como agentes da Operação Shamar e Secretaria da Mulher proporcionam o maior atendimento da população, porque conseguimos levar mais capacitações e acolhimentos em comunidades distantes da região de Oiapoque”, explicou a secretária da Coordenadoria da Mulher do Tjap, Sônia Ribeiro.

Secretária da Coordenadoria da Mulher do Tjap, Sônia RibeiroSecretária da Coordenadoria da Mulher do Tjap, Sônia Ribeiro

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!