Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE É PRIORIDADE

Marco histórico na saúde: governador Clécio Luís entrega Novo Hospital Regional de Porto Grande para atender cinco municípios

Com tecnologia de ponta, a unidade hospitalar passa a ser referência em atendimento de alta e média complexidade e descentraliza os serviços de saúde da capital.

Por Alexandra Flexa
27/08/2024 09h00

Novo Hospital Regional de Porto Grande é o primeiro do estado e beneficia a população de cinco municípiosNovo Hospital Regional de Porto Grande é o primeiro do estado e beneficia a população de cinco municípiosO governador do Amapá, Clécio Luís, realizou a entrega histórica do Novo Hospital Regional Maria Lúcia Guimarães da Silva, em Porto Grande, na segunda-feira, 26, para mudar a realidade no atendimento à saúde de 64 mil moradores de cinco municípios do estado. A unidade de saúde conta com uma estrutura moderna e equipamentos tecnológicos para atendimento de alta e média complexidade.

O hospital vai ajudar na descentralização de serviços para quem vive em Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho, com atendimentos ambulatórios, serviços de internação, pediatria, maternidade, urgência, exames de imagem e cirurgias de grande e médio porte. A iniciativa faz parte do Plano de Governo da gestão que prioriza a saúde da população amapaense de forma imediata e inegociável. 

Moradora de Porto Grande, Eva MirandaMoradora de Porto Grande, Eva Miranda"Esse hospital era muito esperado, é um sonho para todos nós, pois quando ainda não tinha ele, a gente tinha que fazer o trajeto até Macapá para ter atendimento. Agora temos os serviços que a gente precisa, esse olhar de cuidado com a saúde do povo é algo que não tem preço", celebrou a cuidadora de Educação Básica de Saúde e compositora do hino de Porto Grande, Eva Miranda, de 52 anos. 

O Novo Hospital Regional é o primeiro da Região Norte a contar com o moderno carro de anestesia A9, que trabalha com inteligência artificial. Em todo o país, só existem 39 unidades. Além disso, o espaço possui uma ampla estrutura que recebeu novas mobílias, computadores e equipamentos para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

"Estou muito feliz em poder fazer essa entrega histórica para a população amapaense. Por muitos anos, a população aguardou por este instante. A saúde precisa ser resgatada em sua integralidade e o Hospital Regional vai cumprir o seu papel de média e alta complexidade, com prontuário digital eletrônico e com tudo o que há de melhor. E ao atender os pacientes, esse hospital vai passar uma mensagem, isso aqui é hospital público e funciona, é do SUS e funciona", enfatizou o governador Clécio Luís.

Unidade hospitalar passa a ser referência de alta e média complexidadeUnidade hospitalar passa a ser referência de alta e média complexidadeA unidade conta, inicialmente, com 34 leitos, sendo 18 divididos nas alas de internação masculina, feminina e de pediatria. O hospital será referência em atendimento hospitalar nas especialidades médicas de ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgia geral, com gestão pela Fundação de Saúde do Governo do Amapá (Fundesa).

Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, representou o Governo Federal na entregaMinistro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, representou o Governo Federal na entrega“O primeiro Hospital Regional é uma entrega importante para o Amapá, toda a regulação desses municípios passará por aqui. Parabenizo o governador Clécio com toda a equipe de governo pela entrega dessa unidade hospitalar, importantíssima para o serviço publico de saúde. O povo do Amapá ganha um equipamento com serviço de 1ª qualidade” pontuou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, presente na solenidade de entrega.

Hospital Regional de Porto Grande conta com equipamentos tecnológicos de pontaHospital Regional de Porto Grande conta com equipamentos tecnológicos de pontaO Centro Cirúrgico vai funcionar 24 horas para atendimento de emergência e demanda eletiva. Também serão ofertados exames de raio-x com laudo, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, além de um laboratório com todos os exames atrelados às especialidades que a unidade de saúde oferta.

A primeira etapa da obra foi coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos do Tesouro Estadual e de compensação ambiental pela Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão. 

Novo Hospital Regional de Porto GrandeNovo Hospital Regional de Porto GrandeNa segunda etapa, que já está em obras, é prevista a ampliação para 185 leitos, salas cirúrgicas, Unidade de Terapia Intensiva e heliponto, para agilizar o transporte de pacientes em casos de urgência. Os serviços avançam em ritmo acelerado com a instalação dos pilares para, posteriormente, construir o prédio e iniciar a parte de cobertura, com previsão de conclusão para dezembro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde