'Vivemos um momento histórico na nossa saúde', diz moradora ao conhecer o Novo Hospital Regional de Porto Grande
Nilza Almeida, de 72 anos, é aposentada e se emocionou com a entrega história para a saúde de cinco municípios do Amapá.
Nilza Almeida, de 72 anos, aposentada e moradora de Porto GrandeCom equipamentos avançados e modernos, com inteligência artificial, o Governo do Amapá deu um passo à frente no sistema de saúde ao inaugurar o Novo Hospital Regional de Porto Grande, que atenderá cinco municípios do estado. A iniciativa reflete o trabalho do Plano de Governo que prioriza à saúde de forma imediata, absoluta e inegociável.
Com muita emoção, a aposentada e moradora de Porto Grande, Nilza Almeida, de 72 anos, viu a entrega do hospital como histórica e sinônimo do progresso do município.
"Fico emocionada de acompanhar e ver o progresso chegando aqui para todos nós. É uma grande realização, pois sempre que havia alguém doente era preciso ir para Macapá. Vivemos um momento histórico hoje que vai passar para gerações, pois agora temos um hospital na cidade que também vai atender as cidades vizinhas, comunidades e ribeirinhos”, declarou Nilza.
Hospital Regional de Porto grande vai atender cinco municípios e adjacênciasCom atendimento de média e alta complexidade iniciados na segunda-feira, 26, a unidade hospitalar atende cerca de 64 mil moradores dos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho, abrangendo toda a área urbana e rural, reduzindo os atendimentos no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz, em Macapá.
Hospital possui equipamentos novos e modernos como o carro de anestesia A9 que funciona por Inteligência ArtificialA unidade hospitalar conta, inicialmente, com 34 leitos, atendimento ambulatório, internação clínica e cirúrgica, observação, recuperação, estabilização e especialidades como ortopedia, ginecologista e obstetrícia, clínico geral e pediatria.
Além disso, dispõe de equipamentos modernos e tecnológicos como o carro de anestesia A9 que funciona por Inteligência Artificial. É o único da Região Norte, com somente 39 disponíveis em todo o país.
Diretor do Hospital Regional de Porto Grande, Roberto Garcia"O governador Clécio Luís entregou um hospital moderno que passa ser referência no serviço de saúde com equipamentos tecnológicos e especialidades médicas e outros atendimentos clínicos e laboratoriais", reforçou o diretor do Hospital Regional, Roberto Garcia.
A 1ª etapa da obra foi coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos do Tesouro Estadual e de compensação ambiental.
Novo Hospital Regional de Porto Grande
Investimentos do Oiapoque ao Jari
A construção da 2ª etapa do hospital iniciou no mês de julho com recursos Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, quando finalizada, ofertará ao todo 184 leitos.
O hospital também contará com serviços de internação, urgência, pediátrico, maternidade, exames de imagem e cirurgias de pequeno e médio porte. Desafogando os atendimentos na capital, o local terá salas cirúrgicas, UTI e estruturas para atendimento ambulatorial, além de um heliponto, para agilizar o transporte de pacientes.
A construção se junta a outras tantas obras conduzidas pelo Governo do Estado para reestruturar a saúde na capital e no interior, como a construção do novo Hospital de Emergências (HE) de Macapá; a implantação da 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Oiapoque; a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte 3 em Amapá; a estruturação do Hospital de Pequeno Porte do município de Tartarugalzinho; e as reformas no Hospital da Criança Adolescente, no Hospital da Mulher Mãe Luzia e do Hospital de Laranjal do Jari.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!