A Secretaria de Estado da Educação passou a disponibilizar, esta semana, o serviço de atendimento oftalmológico gratuito aos estudantes da rede pública de ensino. A oferta deste tipo de serviço foi possível após parceria firmada com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que cedeu um médico oftalmologista para prestar os atendimentos.
Os estudantes serão atendidos a partir do encaminhamento do clínico geral juntamente com o Cartão do SUS. É necessário ainda que o aluno apresente uma declaração da escola, informando nome, série, idade, data de nascimento e nome do responsável com telefone de contato.
“De posse de toda essa documentação, o responsável deve comparecer ao Nase e agendar o atendimento do estudante”, ressaltou chefe da Unidade de Atendimento Oftalmológico da Seed, Edilene Silva.
A Unidade Atendimento Oftalmológico (UAOF) funciona na estrura do Nase, que fica no prédio da Secretaria de Educação, na Avenida FAB, Centro. Os atendimentos serão limitados em 20 por mês. Caso o estudante seja diagnosticado com algum quadro oftalmológico mais grave, será encaminhado para acompanhamento ambulatorial na rede SUS.
“Contaremos também com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate que receberá parte desses estudantes para prestar o atendimento oftalmológico”, pontuou Edilene.
Além desses encaminhamentos, a Unidade também realiza palestras e oficinas de Acuidade Visual, voltadas aos professores no sentido de instrumentalizá-los para a aplicação do teste de Acuidade Visual junto aos educandos, tudo isso, visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, bem como, a qualidade de vida dos mesmos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!