Comunidades rurais apresentam processo de fermentação e secagem de amêndoas de cacau na 53ª Expofeira do Amapá
Agricultores de vários municípios estão no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, reproduzindo técnicas de beneficiamento para o público.
Técnicos e produtores rurais realizando a quebra do cacau para inserir no cocho para fermentaçãoProdutores rurais de vários município estão na 53ª Expofeira do Amapá mostrando técnicas de beneficiamento de frutas para o público. Uma delas é a fermentação e secagem das amêndoas de cacau realizada dentro da estufa construída no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
FOTOS: abertura da 53ª Expofeira do Amapá movimenta economia e leva diversão ao público
Ao visitar o espaço, o público pode conhecer diversos programas voltados para a agricultura familiar do estado, a exemplo do Programa Amapá Cacau, executado na região Centro-Oeste. A iniciativa reúne técnicos e produtores rurais e é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Frutos cacaueiros são provenientes da safra/21 do Programa Amapá Cacau
O visitante do espaço rural conhece desde a quebra do fruto cacaueiro até o início da estocagem para a fermentação. Todos estes procedimentos já são usados pelos agricultores e agora estão sendo evidenciados ao público durante a Expofeira.
“Estamos trazendo para dentro do evento a primeira experiência do beneficiamento das amêndoas do cacau, que foram introduzidas no estado pelo programa Amapá Cacau. Tudo isso que estamos mostrando é inédito e evidencia que no estado existe muito incentivo para o início de uma nova cadeia produtiva”, destacou o especialista rural e técnico da SDR, Luís Cabral.
Luís Cabral, coordenador do programa Amapá CacauAlém do trabalho com o fruto cacaueiro junto com a fermentação e secagem das amêndoas ainda foi feito a construção de uma Vitrine Agroflorestal, que mostra como o pequeno produtor pode usar uma área reduzida e obter várias culturas sem agredir o ambiente.
Amapá Cacau
O Governo do Amapá tem como objetivo incentivar a introdução da cadeia cacaueira no estado em parceria com Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac-PA). O projeto beneficia cerca de 420 famílias com mudas e sementes da fruta.
Os agricultores recebem ainda, a assistência técnica rural realizada por servidores do Governo do Amapá, que incluem orientações sobre adubação das covas, manejo do sombreamento temporário e a nutrição das mudas.
Amêndoas de cacau expostas para secagem
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Fruto é fornecido por produtores do município de Porto Grande
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!