Alunos da Escola Estadual Lagoa dos Índios tiveram orientação sobre saúde bucal, aplicação de flúor e encaminhamento para tratamento
Alunos também participaram de palestra com orientações sobre alimentação saudável
A estudante Juliana Magalhães, de 10 anos de idade, foi uma das 600 crianças que recebeu atendimento odontológico gratuito na Escola Estadual Lagoa dos Índios, nesta quinta-feira, 10, ação que faz parte do projeto Ação de Saúde Bucal, da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Os alunos tiveram orientação sobre saúde bucal, aplicação de flúor e encaminhamento para tratamento odontológico. Há um ano o projeto oferece atendimento gratuito nas escolas estaduais da rede pública de ensino. A iniciativa conta com o apoio de dentistas, técnicos de saúde bucal, além de acadêmicos de odontologia, que atuam como voluntários da ação.
Uma equipe com mais de 100 pessoas faz a triagem para identificar a necessidade de cada criança. O diagnóstico é enviado para a escola juntamente com um encaminhamento, que dará ao aluno o direito de ser atendido no Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando (Nase), que funciona na Seed.
“O Núcleo oferece profilaxia, restauração e extração de dentes. Os casos mais graves são levados ao Centro odontológico de Especialidade (CEO)”, explicou a odontóloga da Unidade de Atendimento Odontológico da Seed, Renatta Monteiro.
O atendimento das crianças será feito pela manhã e tarde. Os alunos também participaram de palestra com orientações sobre alimentação saudável com uma nutricionista do Núcleo de Alimentação Escolar (Nae) da Seed.
A próxima unidade a receber a ação será a Escola Estadual Santo Antônio do Matapi, localizada no Km 12, em 17 de novembro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!