'Estou há 10 anos sem cigarro', celebra visitante ao ver ação contra tabagismo na 53ª Expofeira do Amapá
Motorista Francisco Ademir contou sobre a própria experiência ao visitar estande da Saúde no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Motorista Francisco Ademir está há mais de 10 anos sem fumarCom o objetivo de alertar o público da 53ª Expofeira do Amapá, sobre os riscos do uso contínuo da nicotina, presente nos cigarros, o Governo do Amapá está mobilizando técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para orientar a população no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Ao passear pela feira, o motorista Francisco Ademir visitou o estande da Sesa e contou sobre a própria experiência com o tabagismo. Ele ressaltou que encontrou viu na família, a força que precisava para interromper o uso de cigarros.
"Sentia que estava atrapalhando a mim e a minha família. Um dia resolvi que não seria mais fumante, não foi fácil, mas hoje estou há 10 anos sem cigarro, sem qualquer resquício de nicotina no corpo. Que bom que montaram esse espaço para falar sobre um assunto que prejudica tantas famílias", relatou Ademir.
O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, substância tóxica, presente nos cigarros, charutos, cachimbos e cigarros eletrônicos. Entre os principais riscos do consumo contínuo, estão o surgimento de doenças respiratórias e cardiovasculares, câncer, morte súbita e hipertensão arterial.
Assunção Rocha, responsável técnica de tabagismo da Sesa
De acordo com a responsável técnica pelo tabagismo da Sesa, Assunção Rocha, um dos maiores desafios encontrados tem sido o uso dos cigarros eletrônicos, que surgiram como uma onda entre os jovens.
"Trabalhamos diariamente em todo o estado, seja nas escolas ou eventos tratando sobre o tabagismo. Encontramos na 53ª Expofeira, uma oportunidade de interagir com milhares de pessoas para falar sobre os mais variados problemas que podem ser ocasionados pelo uso de cigarros", enfatizou Assunção.
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores também foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!