Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO

Governo do Estado fortalece tradição e ancestralidade com espaço afroempreendedor na 53ª Expofeira do Amapá

Local funciona no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá e comercializa diversos tipos de artesanato, como peças de roupa, acessórios, bonecas e souvenirs.

Por Redação
31/08/2024 22h32

Colaboração: Amanda Ísis

Local comercializa produtos das populações negras, quilombolas e tradicionais da regiãoNeste sábado, 31, aconteceu o lançamento da 1ª Vitrine Afroempreendedora do Amapá no pavilhão Espaço de Negócios da 53ª Expofeira, promovida pelo Governo do Estado. O local reúne o trabalho de 14 artesãs no Parque de Exposições da Fazendinha, e funciona até o dia 8 de setembro.

O projeto faz parte do programa Amapá Afro, coordenado pela Fundação Estadual de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), cujo objetivo é criar ações de incentivo profissional para as populações negras, quilombolas e tradicionais da região.

“Sabemos da importância de criar políticas públicas eficientes, então, a Vitrine foi pensada para direcionar o olhar das pessoas que viessem para a Expofeira para o povo preto”, explicou a diretora adjunta da Fundação Marabaixo, Laura Silva.


Diretora adjunta da Fundação Estadual de Políticas de Igualdade Racial, Laura 'do Marabaixo'

No local, podem ser encontrados diversos tipos de artesanato, como peças de roupa, acessórios, bonecas e souvenirs. A guia de turismo, Ruth Nascimento, de 58 anos, ficou encantada com as produções das afroempreendedoras.

"Acho importante valorizar nossas raízes. Olhei cada detalhe das confecções reunidas aqui e fiquei apaixonada, com certeza vou trazer mais pessoas”, comentou Ruth, animada.

Guia de turismo, Ruth Nascimento, de 58 anos

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!