53ª Expofeira do Amapá: exposição traz artesanato produzido em terapias sobre saúde mental
Trabalhos são feitos por pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial da rede estadual.
Usuários fazem os mais variados tipos de materiais artesanaisGoverno do Amapá está expondo, no espaço de amostra artística na 53ª Expofeira, atividades desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da rede estadual de Saúde Mental. São diversos objetos, entre pinturas, artesanatos e poemas, feitos por usuários, durante as terapias e atividades desenvolvidas nas unidades.
A analista de Planejamento, Leila Sacramento, ficou encantada com o material e se atentou a cada detalhe. "Arte é vida e tudo tem um significado. É muito lindo contemplar um trabalho feito por pessoas que precisam extravasar seus sentimentos. Isso reflete o cuidado que a Saúde do Estado tem com a qualidade de vida das pessoas", enfatizou.
A analista de planejamento, Leila Sacramento, visitando o espaço da exposição
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Amapá, Marlucia Milhomem, destacou que as oficinas fazem parte do serviço terapêutico oferecido aos pacientes.
Marlucia Milhomem é coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Amapá
"Contemplar as obras feitas pelos pacientes nos dá a certeza de que estamos fazendo um trabalho positivo. Com essas atividades, tanto os usuários, quanto os profissionais se sentem gratificados. A arte permite que os pacientes encontrem uma poderosa e potente forma de expressão", frisou Marlucia.
Entre as atividades realizadas, estão os grupos terapêuticos, atendimento individual e compartilhado, acolhimento, oficinas, grupos para familiares, atividades comunitárias, entre outros serviços disponibilizados por uma equipe multiprofissional. No Amapá, há rede de atendimento nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque.
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores também foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!