Técnica da hidroponia na produção sustentável de hortaliças é uma das inovações expostas na 53ª Expofeira do Amapá
Método envolve água, adubos com caroços de açaí, sem o uso de solo, garrafas pet, folhas de isopor e telhas de fibrocimento.
Para experimentar a técnica, é possível usar garrafas pet, folhas de isopor e telhas de fibrocimentoO Governo do Estado está disponibilizando aos produtores e visitantes da 53ª Expofeira do Amapá, a oportunidade de conhecer o método da hidroponia, uma técnica sustentável de produção de hortaliças que envolve apenas água e adubos com caroços de açaí, sem o uso de solo.
O modelo está exposto na unidade demonstrativa da agricultura familiar montada dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). O ambiente apresenta uma variedade de plantios que usam técnicas do campo.
Os principais municípios que já realizam o processo de hidroponia são Macapá e Laranjal Jari
A hidroponia é ligada ao cultivo de hortaliças como alface, tomate, coentro e rúcula. Para o engenheiro agrônomo Wescley Mendes, o procedimento é sustentável e inovador, mas sempre se adaptando ao mercado e às evoluções tecnológicas que se apresentam para a produção agrícola.
“A hidroponia é um sistema que usamos com alguns produtores em vários municípios e ela é um complemento, mas que altamente rentável, em função do baixo custo para montar e sua irrigação ocorre com pouca água”, detalhou Mendes.
Engenheiro Agrônomo, Wesley Mendes, coordena o espaço da hidroponia
Para experimentar a técnica, é possível usar garrafas pet, folhas de isopor e telhas de fibrocimento. As bombas de irrigação deste processo são acionadas automaticamente, através de temporizador analógico, sendo assim, há menos precisão de mão de obra e mais plantação.
Os principais municípios que já realizam o processo de hidroponia são Macapá e Laranjal Jari. A técnica com substrato de caroço de açaí foi desenvolvida pelo engenheiro há mais de 10 anos e tem se mostrado bastante eficaz no plantio de hortaliças.
A hidroponia, uma técnica sustentável de produção de hortaliças que envolve apenas água e adubos com caroços de açaí
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
A técnica apresenta um baixo investimento e alinha uma alta rentabilidade
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!