Governo do Estado coleta mais de duas toneladas de resíduos em 4 dias da 53ª Expofeira do Amapá
Iniciativa visa conscientizar e promover a conservação do meio ambiente, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Trabalho de coleta seletiva recolhe mais de duas toneladas de materiais recicláveis na 53ª Expofeira do Amapá Nos quatro primeiros dias da 53ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado já recolheu mais de duas toneladas de resíduos sólidos por meio da coleta seletiva no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a conservação e incentivar a educação ambiental.
O trabalho consiste no recolhimento de materiais como vidro, plástico, metal e resíduos orgânicos. A coleta seletiva é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).
“Incentivar a educação ambiental e a economia circular é uma das prioridades da atual gestão. Os resíduos coletados deixarão de ir para o lixão de Macapá e se transformarão em novos produtos, impactando diretamente ações de conservação ambiental”, destacou Edivan Andrade, secretário da Ciência e Tecnologia do Estado.
Para a realização da coleta seletiva, foram contratadas empresas amapaenses especializadas na gestão de resíduos sólidos como a Vitrum, que reaproveita garrafas de vidro para produzir areia.
“Para aumentar a eficiência desse trabalho, além de coletar o material descartado nas lixeiras, a nossa equipe também está pegando os resíduos deixados nos estabelecimentos de entretenimento, praças de alimentação e nas vias públicas do evento ”, destacou Janaína Silvestre, CEO da Vitrum.
Janaína Silvestre, CEO da Vitrum
Para o analista administrativo Marloni Castro, de 33 anos, a ação realizada pelo Governo do Estado é muito importante para conscientizar o público e manter a feira limpa durante a Expofeira.
“Esse serviço é de extrema importância, pois aqui as pessoas consomem muitos produtos com embalagens que podem prejudicar o meio ambiente, se não forem descartadas de forma correta. Então, ter aqui um trabalho de coleta, que já inicia o tratamento do material é muito positivo para manter tudo limpo e seguro para os visitantes”, disse Castro.
Analista administrativo Marloni Castro, de 33 anos
Atualmente, cerca de 50 profissionais estão atuando, direta ou indiretamente, na coleta de resíduos sólidos na Expofeira e a expectativa é de que mais de 20 toneladas de materiais sejam recolhidos até o final da feira.
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!