Com o objetivo de aumentar a qualidade do ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) aderiu os programas federais Novo Mais Educação e Ensino Médio Inovador. Os programas contemplam somente as escolas estaduais que estão adimplentes. As atividades iniciam no ano letivo de 2017.
Nesta sexta-feira, 11, gestores escolares da rede estadual de ensino público estiveram reunidos no auditório do Sebrae, em Macapá, para conhecer melhor os programas. Uma equipe técnica da Seed apresentou os modelos e frisou a importância da prestação de contas para a adimplência.
“As escolas têm até fevereiro para regularizar a situação financeira e, assim, conseguir acessar o sistema para cadastrar os projetos educacionais. Os programas precisam ser aprovados pelo MEC”, explicou a técnica do Núcleo de Ensino Médio (NEM) da Seed, Aury Kelle Marques.
O programa Ensino Médio Inovador (EMI) busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.
Já o Programa Novo Mais Educação é uma estratégia do MEC para melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.
Em 2017, o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico nessas disciplinas e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!