Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Governo do Amapá debate propostas para fortalecer o SUS em conferência de gestão do trabalho

Evento reuniu ao longo de três dias, cerca de 200 pessoas entre usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Jamile Moreira
06/09/2024 09h10

O evento conta com a participação de mais 200 pessoas O evento conta com a participação de mais 200 pessoas Com o tema ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que Faz o SUS Acontecer’, o Governo do Amapá promoveu a 4° Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com a participação de mais 200 pessoas. 

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho Estadual de Saúde, o evento, que iniciou na quarta-feira, 4, e seguiu até sexta-feira, 6, reuniu no auditório da Faculdade Ceap, usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as regiões do estado para discutir as propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde, prevista para este ano. 

O tema escolhido reforça o compromisso em promover uma saúde pública de qualidade, valorizando as pessoas que tornam o SUS uma realidade, sendo um marco para consolidar o diálogo entre gestores, técnicos e usuários, visando o aprimoramento das políticas públicas de saúde no estado. 

“Estamos ouvindo os profissionais e identificando as questões propostas, a ideia é fazer uma gestão orgânica do SUS no Amapá, dando direcionamentos para seguir na linha do diálogo. É preciso tratar sobre os eixos norteadores, qualificação dos profissionais, educação permanente e dialogar sobre a governança", destacou a secretária de Estado da Saúde, Débora Okabaiashi. 

Secretária de Estado da Saúde, Débora OkabaiashiSecretária de Estado da Saúde, Débora OkabaiashiO presidente do Conselho Estadual de Saúde, Otávio Eutíquio, ressaltou que conferências são espaços amplos e democráticos de construção coletiva.

“Para termos acesso a um atendimento digno e de qualidade, não podemos deixar de falar da valorização dos nossos trabalhadores. Isso impõe não apenas melhores condições de ofício e remuneração justa, mas oportunidades de desenvolvimento contínuo. A educação permanente é o instrumento poderoso para a transformação da prática profissional e para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. A integração entre ensino e serviço, a promoção da pesquisa e a adaptação de tecnologias modernas são aspectos fundamentais para avançarmos na gestão do trabalho em saúde”, comentou Eutíquio. 

Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Otávio EutíquioPresidente do Conselho Estadual de Saúde, Otávio EutíquioRepresentando o Ministério da Saúde, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Lívia Méllo, afirmou que a agenda no Amapá valoriza trabalhadores e estudantes da área. 

“O SUS só existe por causa dos trabalhadores e se falamos em ampliação de serviços, estamos falando necessariamente de trabalho e educação, porque quem faz esses serviços acontecerem são os profissionais que passaram por processos formativos e que continuam com necessidades de educação permanente para reorientar as práticas e atender as necessidades do SUS, esperamos construir juntos essa agenda tão importante que busca reorientar a formação dos futuros trabalhadores”, explicou Lívia.

Diretora do Departamento de Gestão da Educação, Lívia MélloDiretora do Departamento de Gestão da Educação, Lívia Méllo

Também participam da conferência, o conselheiro nacional de Saúde, Jacildo de Siqueira, a secretária de Saúde do município de Ferreira Gomes, Rosilene Almeida, representando o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, o promotor de Justiça, Wueber Penafort, e a superintendente do Ministério da Saúde no Amapá, Paula Carrera. 

Debates e propostas

Os debates foram divididos em três eixos. O primeiro é "Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde", o segundo aborda a temática "Trabalho Digno, Decente, Seguro, Humanizado, Equânime e Democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil".

Já o terceiro eixo é a "Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Produção da Saúde e do Cuidado das Pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde".

Evento reúne participantes dos 16 municípios do estadoEvento reúne participantes dos 16 municípios do estado

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde