Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Mobilidade urbana e turismo sustentável são temas de debate na 53ª Expofeira do Amapá

Evento prossegue até domingo, 8, no Auditório Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Alice Palmerim
07/09/2024 11h11

Ação prossegue até este domingo, 8, no Parque de Exposições da FazendinhaDurante a 53ª Expofeira, o Governo do Estado realizou o "Seminário de cicloturismo do Norte ao Sul" com representantes de instituições que incentivam a prática do segmento. A atividade aconteceu na sexta-feira, 6, no Auditório Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, e segue até este domingo, 8, no encerramento da maior feira de negócios da Amazônia.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá), e além de fomentar a prática de passeios com sustentabilidade social e econômica, fortalece as políticas públicas com a criação de grupos para trabalhar ações futuras.

“Preparamos uma rodada de palestras técnicas sobre mobilidade urbana, cicloturismo, posicionamento e marketing digital, pois esses assuntos se integram e contribuem para desenvolver a modalidade de turismo de base comunitária e construir melhorias para o segmento”, destacou o diretor de Planejamento de Turismo da Setur, Gabriel Flores.

Diretor de Planejamento de Turismo da Setur, Gabriel Flores

No primeiro dia, o tema "Mobilidade Urbana e Turismo" foi debatido pelo diretor-executivo do Instituto Planett e integrante da Rede Brasileira de Observatório de Turismo, Luiz Saldanha, que falou da necessidade de integração do tema com toda a comunidade para desenvolver políticas públicas eficazes ao turismo e ao cidadão.

“O turismo precisa ser pensando dentro do planejamento da cidade para ser efetivo, porque ela precisa ser boa para quem mora nela, antes de ser boa para o turista. E o trabalho em Rede faz toda a diferença para as boas iniciativas nascerem”, afirmou Saldanha.

Diretor-executivo do Instituto Planett, Luiz Saldanha

Por ser um meio de transporte alternativo e sustentável, a bicicleta é bastante utilizada e atualmente muitos praticam a modalidade, como o militar Vini Trindade, de 45 anos e pai do adolescente Pablo Henrique, que tem deficiência visual. Ele criou o projeto ‘Ciclovile’ há 14 anos para trabalhar a inclusão no ciclismo.

“A iniciativa é muito importante, porque estimula e engrandece a melhorias das condições de mobilidade no nosso estado, algo que melhora o trabalho que a gente vem fazendo junto aos ciclistas” reforçou Trindade.

Militar Vini Trindade, de 45 anos

Durante os dias, o evento contará ainda com as participações do presidente da Rede Brasileira de Trilhas, Hugo de Castro, que vai abordar as políticas públicas para a implantação de trilhas e o cicloturismo, além do vice-presidente de Rede Brasileira de Observatório de Turismo, Hebert Canela Salgado e do especialista em Marketing Turístico Digital, Thiago Akira.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá. 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!