‘A feira me trouxe oportunidade de emprego’, diz cuidador de animais que trabalha na 53ª Expofeira do Amapá
André Fernando dos Santos, de 26 anos, conta que só conseguiu trabalho devido os serviços ofertados na maior feira de negócios da Amazônia.
André Fernando dos Santos, de 26 anos conseguiu emprego pela oferta de trabalho na 53ª ExpofeiraMovimentando o setor econômico e promovendo a geração de emprego e renda, a 53ª Expofeira do Amapá se consolidou como maior feira de negócios da Amazônia. Os serviços disponibilizados ao longo dos 11 dias de programação geraram oportunidade de trabalho. Foi o que aconteceu com André Fernando dos Santos, de 26 anos, contratado para cuidar dos animais no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Com experiência na agropecuária, Santos atua na alimentação, banho e limpeza dos bovinos diariamente e conta que seguirá trabalhando para o responsável pelos animais após a Expofeira.
“Esse trabalho surgiu na hora certa, devido eu já possuir experiência como cuidador de boi PO, que são bovinos de pura origem [PO], que requer mais cuidados. Ficou mais fácil atuar, daqui já sigo trabalhando, graças a Deus. Me sinto feliz por ter alcançado esta oportunidade, a Expofeira me trouxe oportunidade de emprego", comemorou Santos.
Animais puros de origem melhoram o rebanho garantindo reprodução das raças com qualidadeJorcir Araújo, que faz parte da subcomissão da Assistência Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), explica que o boi PO é um animal de elite, com genética melhorada, criado na baia desde o nascimento. Este ano, a 53ª edição da Expofeira abriga 750 animais, 80 a mais que o ano passado em que eram 670.
“Os animais PO, puro de origem, precisam de cuidados diferenciados porque são criados em baias no curral desde quando nascem. Na alimentação deles existe ração para gado de leite, de corte e para engorda. A comercialização é de acordo com a raça e a origem, o valor varia de R$ 15 a R$ 30 mil e no Amapá a procura vem crescendo, atualmente o gado de leite alavancou no estado, um resultado positivo para a pecuária", explicou Araújo.
Jorcir Araújo, membro da subcomissão da assistência técnica da Secretaria de Desenvolvimento RuralO tradicional leilão de animais que ocorre na 53ª Expofeira abre oportunidades para que pecuaristas da região façam aquisições de animais PO com genética melhorada. Os animais puros de origem melhoram o rebanho garantindo reprodução das raças com qualidade.
“Com a pecuária crescendo no estado, os pecuaristas vão gerar mais empregos no campo, como é o que já está acontecendo. A criação de gado tanto de pastagem quanto os criados em baias exige um cuidado diferenciado. Para isso, é preciso contratar mão de obra gerando novos postos de trabalho”, reforçou o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Rafael Martins. Nesta edição a vitrine da Expofeira conta com 750 bovinosEla voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!