Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE TRADICIONAL

53ª Expofeira: vaquejada faz público torcer e vibrar na competição entre 30 vaqueiros

Disputa acontece até este domingo, 8, durante o encerramento da maior feira de negócios e entretenimento da Amazônia.

Por Marcelle Corrêa
08/09/2024 17h17

Competição premiará os vencedores das categorias amadora e profissionalA tradicional vaquejada iniciou no sábado, 7, com muita torcida e animação na 53ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado. A disputa esportiva entre 30 competidores, das categorias amadora e profissional, encerra neste domingo, 8, e premiará os vencedores no Parque de Exposições da Fazendinha.

O evento ocorre no Parque do Vaqueiro, entregue reconstruído pelo Governo do Amapá em 2023, durante a edição anterior da Expofeira. O esporte, com características do Nordeste brasileiro, consiste em dois vaqueiros a cavalo tentarem derrubar o boi em um espaço determinado por um árbitro, que avalia a pontuação conforme a queda.

"O nosso competidor vai cair numa camada de 50 centímetros de areia fofa. Temos uma proteção tanto para o vaqueiro, para o cavalo, como para o boi. Temos, ainda, acompanhamento durante a disputa com médico veterinário, da Diagro, da Sociedade Protetora dos Animais, e da Secretaria do Bem-Estar Animal", explicou o presidente da Associação de Criadores e Vaqueiros do Amapá, José de Arimatéia.

Público acompanhou a primeira noite de vaquejadaNa premiação para a categoria profissional, o primeiro colocado recebe R$ 18 mil, já na categoria amador, o valor é de R$ 12 mil. Arimatéia explica que, além de promover o esporte no estado, a preocupação é também manter o vaqueiro e os animais seguros e dar maior destaque para o esporte.

“A vaquejada é uma das melhores atrações da Expofeira, e está sendo disputada em duas categorias. É um esporte centenário e, durante o evento agrega valores, gera emprego e renda", ressaltou Arimatéia. 

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!