Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÕES AMAPAENSES

Governo do Estado homenageia empresas de sucesso na 53ª Expofeira do Amapá

A Agência de Fomento do Amapá ajuda a fortalecer a economia do estado por meio de fomento a empreendimentos inovadores.

Por Redação
08/09/2024 22h28

Por Bianck Bastos


A Agência de Fomento homenageou três empresas amapaenses pelas conquistas alcançadas com os investimentos adquiridosA Agência de Fomento homenageou três empresas amapaenses pelas conquistas alcançadas com os investimentos adquiridos

Com o intuito de destacar histórias de empreendedores que alcançaram sucesso econômico por meio do apoio da Agência de Fomento do Amapá (Afap), o Governo do Estado realizou uma homenagem na 53ª Expofeira. O encontro também apresentou os serviços de financiamento àqueles empreendedores que ainda não conhecem a Afap.

Com o tema “24 anos de sucesso”, a agência de fomento homenageou, pelas conquistas alcançadas, as empresas de Michael Cunha, CEO da Mazodan, Valda Gonçalves CEO da Engenho Café e Max Goes da empresa Cunani Cacau.

CEO da empresa engenho Café de Açaí, Valda GonçalvesCEO da empresa engenho Café de Açaí, Valda Gonçalves“A empresa que está começando no mercado precisa de apoio, e sou muito grata a Afap porque foi o primeiro fomento que recebi para colocar a minha empresa em funcionamento, saí do artesanal para o industrial. Foram eles quem me ajudaram nas primeiras máquinas”, comemora a CEO da empresa engenho Café de Açaí, Valda Gonçalves, de 47 anos.

Valda é um dos exemplos de sucesso da Afap que, com sua empresa consolidada no mercado, já fechou neste ano duas toneladas e meia de café de açaí para exportar aos Estados Unidos, e está no caminho para exportar para a Alemanha e Austrália, além planejar exportar à China e ao Japão. 

Ceo da Mazodan, Michael CunhaCeo da Mazodan, Michael Cunha Ceo da Cunani Cacau, Max Goes Ceo da Cunani Cacau, Max GoesDurante a solenidade, o senador Randolfe Rodrigues esteve presente e falou sobre a importância da Agência de Fomento do Amapá que apoia as ideias inovadoras de empreendimentos do Estado.

“A Afap foi criada para ser o banco do povo, do mini box, da batedeira de açaí, do churrasquinho, para ser o banco do empreendedor que precisa às vezes de uma oportunidade de 500 reais ou mil reais de financiamento. Com o nosso apoio, esse banco tem funcionado. Fizemos um aporte ano passado de 2 milhões e meio de reais, esse ano de 5 milhões, e esse dinheiro tem circulado financiando pequenos empreendimentos”, relata o Senador Randolfe.

Na 53ª Expofeira, a Afap fomentou o financiamento de empreendedores por meio de uma emenda de R$ 100 mil destinada pelo senador. Com o apoio do Governo do Estado, a Agência é responsável pelo papel fundamental de viabilizar o crescimento de diversos empreendimentos amapaenses, gerando o desenvolvimento de pequenos e médios negócios, com soluções de crédito acessíveis a baixo juros. 

Diretor-presidente da Afap, Eduardo BrazDiretor-presidente da Afap, Eduardo Braz“Em 2024 a gente já supera 350 financiamentos, aí tem mais ou menos 500 financiamentos realizados só na gestão do governador Clécio Luís. O objetivo da agência de fomento na Expofeira é fazer financiamento aos empreendedores que trabalham aqui dentro da feira, e apresentar àqueles que não conhecem, aos microempreendedores para que eles também possam ser atendidos e beneficiados com esta oportunidade”, aponta o diretor-presidente da Afap, Eduardo Braz.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

TAGS: Expofeira