‘Sempre vi o local como um incentivador de artistas’, diz professor que realizou sonho de lecionar no Novo Cândido Portinari
Professor Haroldo Matos, de 56 anos, agora ensina em um dos 13 prédios educacionais entregues pelo Governo do Amapá em menos de 1 ano e 7 meses de gestão.
Por Amanda Ísis
Professor Haroldo Matos, de 56 anos, realizou o sonho de lecionar no Novo Cândido Portinari
O Novo Centro de Educação Profissional Cândido Portinari é considerado referência histórica há mais de 50 anos. O local está entre os 13 prédios, entre escolas e centros, entregues pelo Governo do Amapá em menos de 1 ano e 7 meses de gestão, e beneficia diversas pessoas por meio do apoio à arte e cultura.
Professor de artes e arquiteto, Haroldo Matos, de 56 anos, realizou o sonho de lecionar no Novo Cândido Portinari após três décadas de carreira. Ele ressaltou a importância do espaço ao longo da história amapaense.
“Cheguei em Macapá no início da década de 90 e sempre vi o local como um incentivador de artistas locais. Neste ano, consegui a oportunidade de trabalhar no prédio provisório, e agora o privilégio de atuar na casa original de Portinari completamente reformada, com cuidado e atenção às necessidades específicas de quem estuda arte", afirmou Matos.
Local oferta diversos cursos artísticos
Outra pessoa entusiasmada com as possibilidades do Novo Cândido Portinari é a estudante Kamila Alves, de 28 anos, que cursa artes visuais. Ela celebrou a transformação que aconteceu no local e também destacou a diferença no aprendizado com as novas instalações.
“É muito significativo ter uma estrutura adequada para aplicar as técnicas ensinadas pelos professores. Isso muda como enxergamos e trabalhamos nossas criações. Assim que terminar esse curso, já pretendo iniciar outro aqui no Portinari”, celebrou Kamila, animada.
Kamila Alves, de 28 anos, é estudante do curso técnico de artes visuais do Novo Cândido Portinari
Novo Cândido
Além de proporcionar um ambiente moderno e acolhedor, o retorno das atividades no Centro Cândido Portinari representa um resgate cultural e histórico para o Amapá. Inaugurado em 1973, o espaço é considerado um dos principais centros de fomento à arte no estado, valorizando tanto a formação de novos artistas quanto o incentivo ao desenvolvimento das práticas artísticas locais.
O centro funciona há mais de 50 anos, ofertando cursos técnicos de nível médio de duas formas: subsequente (para quem já concluiu o ensino médio e/ou equivalente) e concomitante (para quem está cursando o ensino médio e/ou equivalente).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!