Dia da reanimação cardiopulmonar é celebrado pelo Governo do Amapá com aula de primeiros socorros ao ar livre
O 'RCP Day' é um momento de ensino para que a população consiga identificar uma parada cardiorrespiratória e como fazer os primeiros socorros.
Aula foi realizada no entorno da Fortaleza de São José reuniu mais de 50 pessoasEm comemoração aos 18 anos de criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Governo do Amapá preparou uma programação interativa nesta quarta-feira, 11, no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, promovendo o RCP Day (Dia da Ressuscitação Cardiopulmonar), que busca instruir a população sobre a manobra de massagem cardíaca para a reanimação cardiopulmonar.
O evento foca na população em geral e destaca a importância de saber como agir em casos de parada cardiorrespiratória, uma das emergências em saúde mais comuns, como explica o diretor do Samu, Donato Farias.
"Esse é um procedimento crucial para a sobrevivência de qualquer paciente. Então a aula é uma forma de sensibilizar a população sobre os serviços executados pelo Samu e também prepara-los para qualquer urgência e emergência que possam encontrar", enfatiza o diretor.
O RCP é um procedimento fundamental para os primeiros socorros, sendo o responsável por ajudar a reanimar pessoas na ausência de batimentos cardíacos ou de respiração, auxiliando de forma significativa as chances de sobrevivência.
Saber identificar e como proceder é um dos pilares do ensino sobre a manobra, reforçando também que a técnica não se limita a profissionais de saúde, como é o exemplo do estudante Vinicius Antunes, que participou da aula por achar fundamental estar preparado para qualquer eventualidade.
"Acho importante ter esse conhecimento, caso eu veja alguém precisando de ajuda, já tenho ciência de como proceder e agir até a chegada do Samu no local", relata Antunes.
A Raiana Santos é estudante de enfermagem e veio do município de Itaubal apenas para participar da aula de RCP. Ela conta que todo aprendizado vale como uma experiência para a carreira profissional.
"Não é a todo momento que temos a oportunidade de ter um momento como esse, principalmente para nós que viemos de outro município. Mas todo o esforço vale a pena para que estejamos sempre bem instruídos", afirma Raiana.
Raiana Santos, estudante de enfermagemTécnicas de primeiros socorros foram repassadas pelos profissionais do Samu
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!