Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Governo do Estado coleta mais de 9 toneladas de resíduos sólidos durante 53ª Expofeira do Amapá

Além de promover a educação ambiental, iniciativa gerou uma renda de R$ 175 mil para empresas de base sustentável e inovadora.

Por Kelison Neves
13/09/2024 08h55

Governo do Amapá coleta mais de 9 toneladas durante 53ª ExpofeiraGoverno do Amapá coleta mais de 9 toneladas durante 53ª ExpofeiraO foco no desenvolvimento econômico sustentável proposto pela 53ª Expofeira do Amapá, também passou pela preocupação com o meio ambiente. Nos 11 dias de programação, o Governo do Estado coletou 9,3 toneladas de resíduos sólidos no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

A iniciativa, chamada de ExpoEco, contou com a parceria de empresas amapaenses especializadas na reciclagem, reutilização e gestão de rejeitos como metal, plástico, vidro e material orgânico. A coleta gerou R$ 175 mil em renda e uma compensação ambiental de 38,8 toneladas de dióxido de carbono (CO²) que deixaram de ser emitidos na atmosfera e receberam uma destinação adequada e sustentável.

Pontos de descarte de lixo reciclável foram distribuídos ao longo do Parque de Exposições da FazendinhaPontos de descarte de lixo reciclável foram distribuídos ao longo do Parque de Exposições da FazendinhaA coleta seletiva foi coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que apostaram na inovação para promover a educação ambiental e conservação do meio ambiente na maior feira de negócios do Amapá.

"Conservar o meio ambiente é uma das prioridades da gestão e, por isso, o Governo do Estado tem investido cada vez mais em novas tecnologias que possam contribuir com esse objetivo, principalmente, em grande eventos como a Expofeira", destacou Edivan Andrade, gestor da Setec.

Equipes foram treinadas para a seleção dos resíduos sólidosEquipes foram treinadas para a seleção dos resíduos sólidos

A startup Vitrum, que atua na coleta, reciclagem e transformação de vidro, foi uma das empresas contratadas para realizar a gestão de resíduos sólidos produzidos na Expofeira. Para a CEO da empresa, Janaína Silvestre, a ação foi um sucesso, pois superou os números de 2023.

“Nosso trabalho foi muito positivo, porque a gente superou as 6,7 toneladas de resíduos coletados na edição passada e também conseguimos mapear outras iniciativas que estavam reciclando dentro da Expofeira e que também foram incluídas nos nossos dados”, disse a empreendedora.

Janaína Silvestre, CEO da startup VitrumJanaína Silvestre, CEO da startup Vitrum

No total, foram coletadas 19.234 garrafas de vidro, 264.807 latas de metal e 18.550 garrafas plásticas e 310 quilos de material orgânico. As empresas envolvidas na coleta seletiva transforam o vidro em produtos como areia, beneficiaram o plástico e o metal para que a indústria reutilize como matérias-primas, além de converter o material orgânico em adubo.

A grande diferença de um evento que implementa coleta seletiva é o destino adequado do que foi gerando, capaz de estimular a economia verde e a sustentabilidade no ambiente. Confira como ficou a destinação dos resíduos:

  • Destinação correta do vidro: o vidro será destinado para a Empresa de inovação e tecnologia Vitrum, que coleta, recicla e transforma o material em novos produtos.
  • Destinação correta do orgânico: os restos de comida foram coletados das cozinhas e
    serão compostados pela empresa Ecológica, transformando-se em adubo orgânico.
  • Destinação correta do plástico e metal: os resíduos recicláveis foram destinados para
    empresa de reciclagem que realiza o beneficiamento e a comercialização de novas
    matérias primas para a indústria.
  • Destinação dos resíduos não recicláveis/rejeito: Todo o material contaminado e sem condições de reciclagem foi destinado para o aterro sanitário pela Tratalyx, empresa responsável pela coleta e limpeza geral do evento. 

Painel ecológico

As empresas foram responsáveis por coordenar ações educativas no Painel Ecológico, espaços de exposição e de reciclagem, que contaram com a presença guiada de escolas e do público em geral da Expofeira. Foram contabilizadas mais de 200 visitas diárias.

Além disso, os empreendedores do evento receberam orientações de coleta seletiva, treinamento de equipe de trabalho para coleta e triagem dentro e fora do galpão de reciclagem.

Confira como foi a coleta de resíduos sólidos na ExpoEco:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

TAGS: Expofeira