‘Data para celebrar a tradição e o orgulho de ser amapaense’, destaca governador Clécio Luís no desfile cívico de 13 de setembro
Gestor evidenciou o papel da educação e do civismo na formação da identidade do povo. Evento teve a participação de 5 mil alunos de 98 escolas estaduais.
Evento reforça a tradição e o orgulho de ser amapaenseCelebrando a passagem de mais de 5 mil alunos de 98 escolas estaduais, com pelotões que relembraram a história do Amapá em cores, adereços, canções e cartazes, o governador Clécio Luís acompanhou o tradicional desfile cívico de 13 de setembro, nesta sexta-feira, na avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, em Macapá, e evidenciou o civismo e a educação como pilares fundamentais para o fortalecimento da identidade do povo amapaense.
“A tradição está viva, o orgulho está vivo. Esta data é nossa, do povo amapaense, as famílias se unem a esta linda festa cívica, celebrando esse momento tão importante para a história e a cultura do nosso estado. Fizemos questão de garantir que todas as escolas tivessem os recursos necessários para estarem aqui e abrilhantar esse momento”, destacou o governador Clécio Luís.
Governador Clécio Luís acompanhou todas as apresentações e celebrou com palmas as passagens dos pelotões
Com o tema "Amapá: Educação, Cidadania e Sustentabilidade nas terras do Cabo Norte", o desfile, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), celebrou o aniversário de 81 anos do ex-Território Federal do Amapá. Participaram escolas de ensino fundamental I e II, ensino médio, escolas militares, educação de tempo integral, centros de educação profissional e educação quilombola, de perímetros urbanos e rurais da capital e outros municípios.
Alunos de diversas instituições, como o Centro de Referência em Autismo Mundo Azul e a Escola Estadual Quilombola David Miranda dos Santos, homenagearam o governador Clécio Luís, que é professor, entregando pinturas, camisas, mudas de plantas e amostras de projetos sustentáveis desenvolvidos na escola, reconhecendo o papel do gestor no desenvolvimento da educação em todo o estado.
Governador Clécio Luís agradece artista mirim do Centro Mundo Azul pelo quadro
O evento também foi marcado pela inclusão e diversidade, com a mensagem "Vidas inocentes importam", incentivando a paz e a não violência nas escolas, além de reforçar o papel da educação cidadã e ecológica ao abordar temas como direitos humanos, consciência ambiental e desenvolvimento sustentável, que serão abordados na COP30, A COP da Amazônia, em 2025.
Aniversário do ex-Território do Amapá
O Amapá foi criado como Território Federal em 13 de setembro de 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de proteger a região amazônica em um contexto estratégico da Segunda Guerra Mundial. Anteriormente parte do Pará, o território foi transformado em estado com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!