‘As pessoas agora vão fazer tratamento perto da família’, diz paciente oncológica sobre chegada de equipamentos de radioterapia ao Amapá
Diagnosticada com câncer há seis anos, a professora aposentada Rosilete do Carmo, de 56 anos, celebrou o marco na saúde pública que possibilitará o tratamento aos pacientes sem saírem do estado.
Rosilete do Carmo, de 56 anos, celebrou a chegada dos equipamentos de radioterapia no AmapáO conjunto de equipamentos que integram o primeiro Centro de Radioterapia do Amapá foram recebidos pelo governador Clécio Luís, na segunda-feira, 16, como um marco na saúde pública e na história dos pacientes oncológicos. Os aparelhos de última geração irão permitir o tratamento completo e gratuito contra o câncer, evitando o deslocamento para outros estados.
O momento foi celebrado com muita alegria pela professora aposentada Rosilete do Carmo, de 56 anos, diagnosticada com a doença há seis anos. Ela necessitou fazer o Tratamento Fora de Domicílio longe dos familiares, em um centro médico no Pará. Hoje, ela dá suporte para outras pessoas na jornada pela recuperação da saúde.
“Ver esses equipamentos chegarem no estado me deixa muito emocionada, porque eu já penso que em tudo que passei e fico muito feliz em saber que as pessoas agora não vão passar pelo mesmo problema que enfrentei sozinha, sem amparo, sem rede de apoio. Elas vão poder ficar perto da família, e isso muito é importante. Fico bastante emocionada e grata a Deus, ao governador Clécio Luís, e ao senador Davi Alcolumbre, por não estarem medindo esforços para fazer com que a saúde no Amapá melhore a cada dia”, comemorou a aposentada.
Equipamentos do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá foram recebidos pelo governador Clécio LuísRosilete é presidente da Associação dos Ostomizados do Amapá e acompanha a trajetória de muitas pessoas desde os primeiros exames até as fases do tratamento. Ela relata que enfrentou uma situação complicada, principalmente por ter que viajar para um lugar desconhecido e viabilizar hospedagem e toda a estrutura necessária para permanência em outra capital.
“Com lágrimas nos olhos eu vivo esse momento hoje por lembrar que outras pessoas que enfrentam essa doença não estarão tão abaladas emocionalmente. Elas poderão ter o apoio de perto, de seus familiares e isso é muito bom para o paciente. A chegada da radioterapia no estado é um marco, um divisor de águas na história dos pacientes oncológicos e eu fico muito feliz por isso”, finalizou Rosilete.
Equipamentos possibilitam tratamento de radioterapia no AmapáCom tecnologia moderna e origem norte-americana, os aparelhos geram feixes de radiação de alta energia direcionados com precisão ao tumor, minimizando o impacto nos tecidos saudáveis, reduzindo os efeitos colaterais. Com isso, o Amapá poderá fazer tratamento de Radioterapia com Intensidade Modulada, Radioterapia Guiada por Imagem e Radiocirurgia, tornando-se uma referência do ramo na Região Norte do país.
O conjunto de equipamentos conta com mais de R$ 16 milhões em investimentos do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, articulados pelo senador Davi Alcolumbre, e integrará o novo Centro de Radioterapia, que está com 92% das obras concluídas, com previsão de entrega para 2025. A ação integra o Plano de Governo da atual gestão que pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável.
Com os equipamentos, o Amapá será uma referência no tratamento do câncer na Região Norte do país
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!