'Novo começo na nossa vida’, diz paciente oncológica sobre equipamentos que permitem radioterapia no Amapá
Autônoma Ana Cleia Barbosa, de 48 anos, faz tratamento há oito anos e apoia outras pessoas que enfrentam a doença.
Ana Cleia Barbosa, de 48 anos, faz tratamento contra o câncer e apoia outros pacientesComo parte da estruturação do Centro de Radioterapia do Amapá, o governador Clécio Luís recebeu na segunda-feira, 16, equipamentos que vão permitir o tratamento do câncer dentro do estado. A iniciativa vai beneficiar muitas pessoas, como a autônoma Ana Cleia Barbosa, de 48 anos, que é paciente oncológica há oito anos e relatou, sem esconder a emoção, a nova possibilidade de enfrentar a doença perto de pessoas queridas.
“É muito complicado fazer tratamento longe dos familiares, que são a base de tudo. Esse momento marca um novo começo na nossa vida, pois é uma conquista que vai amenizar o sofrimento de pacientes que não precisarão se deslocar para outros estados", frisou Ana Cleia.
Ana Cleia trabalha na Associação de Pacientes Oncológicos Unidas pela Vida e pelo Amor (Apouva)
A autônoma trabalha na Associação de Pacientes Oncológicos Unidas pela Vida e pelo Amor (Apouva), lugar onde encontrou acolhimento e suporte psicológico desde que foi diagnosticada com câncer de mama, e ressaltou que poder ajudar outras pessoas que enfrentam a doença, é uma forma de amenizar a dor e fazer os procedimentos médicos com mais confiança.
“Agora, com esses equipamentos aqui, não precisamos seguir os passos de tantas outras pessoas que já tiveram que sair de Macapá em busca de tratamento do câncer. Precisamos lutar diariamente para não perder a motivação, e esse, com certeza, é um momento único e muito importante para todos nós", finalizou a paciente.
Aparelhos de última geração foram recebidos pelo Governador do Amapá, Clécio Luís
Novos equipamentos
O conjunto de equipamentos conta com mais de R$ 16 milhões em investimentos do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, articulados pelo senador Davi Alcolumbre, e integrará o novo Centro de Tratamento público, que está com 92% das obras concluídas, com previsão de entrega para 2025.
Com tecnologia moderna e origem norte-americana, os aparelhos geram feixes de radiação de alta energia direcionados com precisão ao tumor, minimizando o impacto nos tecidos saudáveis, reduzindo os efeitos colaterais. Com isso, o Amapá poderá fazer tratamento de Radioterapia com Intensidade Modulada, Radioterapia Guiada por Imagem e Radiocirurgia, tornando-se uma referência do ramo na Região Norte do país.
Com os equipamentos, o Amapá será uma referência no tratamento do câncer na Região Norte do país
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!