Projeto de construção da ponte do Rio Matapi faz parte de um conjunto de obras do Plano Rodoviário do Amapá
Serviços estão concentrados na pavimentação e sinalização no lado de Mazagão
Está confirmada para o próximo dia 12 de dezembro a entrega oficial da ponte do Rio Matapi. A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) reconfirmou a data nesta quarta-feira, 16, quando os serviços de terraplenagem da obra de acesso do lado de Mazagão foram concluídos.
Agora, faltam apenas os trabalhos de conclusão de pavimentação e sinalização do lado de Mazagão e de sinalização do lado de Santana para que o fluxo de veículos e pessoas na ponte possa ser liberado.
De acordo com o secretário-adjunto de transportes, Odival Monterrozo, as obras de acesso da ponte custaram R$ 18,9 milhões. O lado de Santana foi o mais complexo, pois foi necessário empregar conceitos de engenharia de mobilidade de carga, em razão dos empreendimentos que se encontram nas proximidades, como empresas de logística e transporte, e o próprio distrito industrial. Além disso, no lado de Santana o acesso da estrutura foi construído fora do eixo da rodovia, o que encareceu a obra e levou mais tempo para sua execução por causa de licenças ambientais exigidas por lei.
Já no lado de Mazagão foram necessários apenas a terraplenagem na conexão entre a estrutura da ponte e a rodovia, a pavimentação (já iniciada), e a sinalização que tem previsão de início para a próxima semana. Quando os trabalhos forem dados como concluídos pela empresa, o governo deverá organizar uma última inspeção técnica monitorada antes da inauguração.
Integração
O projeto de construção da ponte do Rio Matapi faz parte de um conjunto de obras do Plano Rodoviário do Amapá, criado pelo governador Waldez Góes, durante o seu segundo mandato. Em 2010, o projeto foi deixado pronto e com recurso em caixa para ser executado, porém, a gestão anterior só deu início à obra no final de 2013.
O valor inicial da obra era de R$ 86 milhões, mas foi onerada em R$ 20 milhões, em agosto de 2014, aumentando os custos para R$ 106 milhões, por meio de um aditivo feito junto ao Consórcio Equador. Os recursos para a obra são oriundos de um financiamento do GEA com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).
Outros R$ 18,9 milhões foram empregados nas obras de acesso, necessárias para corrigir um problema de engenharia autorizado pela gestão anterior, projetando a ponte fora do eixo da rodovia e em uma área de várzea, que sofre influência da maré do Rio Matapi. O reflexo dessas falhas resultou no aumento do valor global da obra em mais de R$ 32 milhões.
A ponte será rota de escoamento da produção do setor produtivo, potencializará a área industrial localizada às margens do Rio Matapi, fortalecendo o eixo de integração econômica das áreas metropolitanas de Macapá, Santana e Mazagão, beneficiando, ainda, toda a população do vale do Jari. Na última medição, os fiscais mensuraram a obra com 97% de finalização.
A obra
A obra é composta pela Ponte no modelo balanço sucessivo e pela ligação da cabeceira da edificação à extensão da rodovia AP-010, além de seis alças viárias que dão acesso ao complexo de empresas localizadas no Distrito Industrial.
A edificação tem 612 metros de comprimento. O projeto é composto por cinco vãos de 38 metros. Três ficarão posicionados no lado de Santana e dois em Mazagão. O vão central, que vai permitir navegação embaixo da ponte, tem 50 metros de largura por 25 metros de altura.
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