Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICA HABITACIONAL

Governador Clécio Luís destaca avanços na habitação e reforça o papel da construção civil no Amapá em encontro regional

Durante o 7º Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, gestor ressaltou a entrega de 1.512 moradias e ações que fortalecem a habitação no estado.

Por Winicius Tavares
19/09/2024 20h10

Governador do Amapá, Clécio Luís, é o gestor que mais entregou unidades habitacionais Governador do Amapá, Clécio Luís, é o gestor que mais entregou unidades habitacionais Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção. Durante o evento, no painel "Ações realizadas que melhoraram a vida do cidadão no nosso estado", o gestor reforçou as iniciativas na área da habitação, como a entrega de 1.512 mil moradias, entre casas e apartamentos, em 1 ano e 8 meses de gestão, e a importância do retorno do programa federal “Minha Casa, Minha vida” em 2023.

“Precisamos e podemos avançar muito na construção civil e na habitação, juntando pessoas, técnicos e governos para encontrar soluções para as regiões que têm dificuldades de acessar programas. São várias realidades do Brasil que precisam ser vistas e consideradas. Somar esforços nos ajuda a identificar problemas comuns e colaborar com o Brasil para superar desafios históricos das diferenças regionais, garantindo casa e dignidade ao povo mais pobre”, destacou o governador.

Durante a videoconferência, Clécio Luís dividiu experiências de dois projetos habitacionais que estão em curso, o “Casa Tucuju”, que pretende utilizar recursos de emendas parlamentares para criar uma espécie de “voucher” para garantir o valor de entrada do financiamento do imóvel, e o “Aldeia Tucuju”, o qual o Estado prepara uma área, com serviços básicos de eletrificação, meio-fio drenagem, rolamento, água e esgoto e loteamento para disponibilizar a iniciativa privada e aquecer o mercado.

“Nós conseguimos formatar um programa que pode ser replicado em todo o Brasil, principalmente em regiões mais pobres. Não é direcionar o recurso para o empresariado, é direcionar o recurso para um segmento, o da construção civil, e fortalecendo a habitação, que é um problema social grave em todo país e aqui no Amapá não é diferente. Queremos gerar um mundo de oportunidade de negócios que vão desde a mão de obra pesada, da organização, até a mobília e os adornos das casas”, explicou Clécio Luís.

Governador participou de forma remota do encontro, que reúne autoridades da Construção Civil do Norte e NordesteGovernador participou de forma remota do encontro, que reúne autoridades da Construção Civil do Norte e Nordeste

Ao final da apresentação, o governador do Amapá relembrou o que foi debatido no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em 2023, no Acre, onde o gestor reforçou a criação de uma Câmara Técnica da Habitação, assim como existe para outras áreas de governo como saúde e educação. A medida deve ser consolidada no 29º encontro do grupo, que acontecerá no Amapá em 2025.

Política habitacional sólida e eficaz no Amapá 

Em maio deste ano, o governador entregou o Residencial Vila dos Oliveiras, proporcionando dignidade para 512 famílias, e em 2023, com a conclusão das etapas 3 e 4 do Conjunto Miracema, cerca de mil pessoas foram beneficiadas. Quando prefeito, Clécio Luís foi o gestor que mais entregou moradias populares, com os habitacionais São José, Mestre Oscar Santos e Jardim Açucena, todas em Macapá.

Indústria da construção

O 7º Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, que acontece entre os dias 19 e 20 de setembro, em Aracaju, no Sergipe, busca fomentar o compartilhamento de conhecimento e estimular a troca de experiências que têm impulsionado o desenvolvimento do setor imobiliário e das obras públicas.

Residencial Vila dos Oliveiras trouxe dignidade para 512 famílias Residencial Vila dos Oliveiras trouxe dignidade para 512 famílias

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!