Setembro Amarelo: Governo do Amapá realiza ação social para moradores do residencial Macapaba
População participou de palestras e orientações, além de serviços de saúde, cidadania e estética.
Moradores do habitacional Macapaba participaram de palestras durante a campanha do Setembro AmareloDurante o Setembro Amarelo, a cor da campanha ganha destaque como símbolo de promoção da vida. Neste sentido, o Governo do Amapá realizou no sábado, 21, uma ação social para os moradores do habitacional Macapaba, que busca conscientizar sobre a importância de falar abertamente sobre o tema e buscar ajuda em casos de saúde mental.
Durante a ação, a população participou de palestras e orientações, além de serviços de saúde, cidadania e estética, como assistência social, orientação jurídica, atendimento psicológico, acolhimento, aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, teste rápido hepatite, aplicação de sobrancelha de henna e spa para pés e mãos.
“Os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde sobre pessoas que passam por casos relacionados à saúde mental estão cada vez maiores, por isso, é fundamental que a sociedade esteja atenta aos sinais de alerta. Com essa atividade, visamos conscientizar os moradores do habitacional para lembrar que ninguém está sozinho", explicou a coordenadora do Plantão Social do Macapaba, Gleice Barbosa.
Coordenadora do Plantão Social do Macapaba, Gleice Barbosa
A psicóloga e palestrante da ação social, Bianca Souza, reforçou que é necessário contar com toda rede de apoio possível, como familiares e a comunidade.
“Falar sobre saúde mental não deve ser considerado um tabu, e buscar ajuda profissional é fundamental para prevenir tragédias. Se você conhece alguém que está passando por momentos difíceis, não hesite em oferecer apoio e encorajá-lo a procurar ajuda”, destacou Bianca.
Durante a ação, mais de 200 moradores procuraram atendimentos
Entre as pessoas que participaram de atividade, está a moradora do habitacional há mais de três anos e dona de casa Suany Paiva, que aproveitou para levar a família em um momento de escuta com psicólogos.
“Essa é uma iniciativa muito proveitosa para nós, que não temos condições financeiras para pagar por uma consulta em um psicólogo. Trouxe minha filha, que apresentou alguns indícios de depressão, e eu estou muito agradecida por esse momento, me sinto acolhida com minha família”, afrimou Suany.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), em parceria com o Plantão Social do Habitacional Macapaba, a Secretaria da Saúde (Sesa) e a empresa Hibrida.
Crianças aproveitaram o dia para cuidar da saúde bucal
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo reforça que a promoção da vida é responsabilidade de todos. O Governo do Amapá realiza atendimentos no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima, e as consultas são marcadas mediante encaminhamento da Rede Superfácil.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo, em 1962, atua no apoio emocional por meio do telefone 188. As ligações são anônimas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!