Sessões realistas sobre astronomia movimentam programação do Festival Equinócio 2024
Promovida pelo Governo do Estado, iniciativa busca estimular a popularização da ciência durante um dos principais fenômenos astronômicos do Amapá.
Simulações realistas sobre a vida fora da Terra atraem grande público durante o Festival Equinócio 2024Neste domingo, 22, no último dia do Festival Equinócio da Primavera, o Governo do Estado levou o projeto “Astronomia no Meio do Mundo” para o Monumento Marco Zero do Equador, em Macapá, ofertando sessões realistas e gratuitas sobre temas como o planeta Terra, sistema solar e o universo aos visitantes do local.
A iniciativa integra o Plano de Governo da gestão, que visa ampliar o acesso aos conhecimentos científicos e astronômicos, eliminando barreiras geográficas e financeiras e proporcionando experiências únicas e enriquecedoras.
“O Equinócio da Primavera é um fenômeno que chama a atenção de muitas pessoas e, diante disso, aproveitamos a oportunidade para incrementar a programação que envolve este fenômeno com sessões imersivas e realistas sobre a vida fora da Terra por meio do planetário digital móvel", destacou o gerente de Divulgação Científica da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Josirlan Afonso.
Gerente de Divulgação Científica da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Josirlan Afonso
A enfermeira Daise Luci, de 38 anos, aproveitou a visita ao Monumento Marco Zero para conferir uma das simulações do projeto de astronomia. Ela comentou que ficou fascinada com o conteúdo e o modelo de aprendizagem apresentado.
“Eu nunca tinha entrado em um planetário. Achei muito interessante, didático e uma experiência maravilhosa. Por meio da tecnologia do 3D, parece que a gente está lá no espaço. Eu recomendo para quem tiver a oportunidade, que participe de uma das sessões, porque é incrível”, ressaltou Daise.
Enfermeira Daise Luci, de 38 anos
Festival Equinócio 2024
A festividade é coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento também conta com emenda do senador, Randolfe Rodrigues, e do deputado estadual, Rodolfo Vale.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!