Foi na Agência de Fomento que o casal, em Fazendinha, encontrou condições para o empreendimento
Comercial RB recebendo visita dos técnicos da Afap
Augusto Sérgio Malamão e Darlane Bastos de Jesus tinham uma grande ideia de negócio, mas não tinham o capital necessário para começar. Foram aos bancos tradicionais e perceberam que o financiamento oferecido além de não caber no bolso, não supria a necessidade do negócio. Foi então que procuraram a Agência de Fomento do Amapá (Afap) e conseguiram o recurso com as condições adequadas para dar início ao empreendimento.
“A Afap foi a nossa porta de entrada para a empresa”, afirma Darlane Bastos ao relembrar o início do negócio. “Precisávamos comprar à vista e não tínhamos o capital. Fomos à Afap e conseguimos nosso primeiro empréstimo e compramos nossa primeira mercadoria”, conta Darlane. “A Afap foi o começo de tudo. Foi lá que a gente pegou o primeiro capital de giro da empresa. Começamos com pouco, pegamos sete mil e de lá fomos crescendo”, disse Augusto Sérgio.
O casal é dono do Comercial RB, em Fazendinha, e já conta com cinco funcionários. “No começo era só nós dois, ele na gerência e eu nas vendas. Agora já temos um número de funcionários que eu nunca pensei que teríamos”, conta empolgada a empresária.
Depois do primeiro financiamento, os empresários não param de crescer e já renovaram mais duas vezes o crédito na Afap. “Nosso segundo passo foi montar nosso depósito. Não tínhamos mais lugar pra nossa mercadoria. Foi aí que renovamos o empréstimo com a Afap para construirmos o depósito”, disse Darlene, adiantando que está precisando construir um segundo depósito para estocar mais mercadorias.
O último financiamento do casal foi realizado este ano e acompanhado pelo técnico em fomento da Afap, Armando Ferreira Bruno, que é economista. “O negócio deles tem grande potencial. Eles são organizados, se planejam, procuram fidelizar o cliente ofertando preço competitivo no mercado. Tem boa prospecção de crescimento”, avalia Armando.
“O terceiro empréstimo foi para, além de renovar o nosso capital, dar entrada no nosso caminhão. A Afap está sendo uma ótima base. Já foram três empréstimos e a gente só conseguiu benefícios. Só temos a agradecer”, revela Darlane Bastos.
O Comercial RB revende para vários municípios do estado do Amapá e alguns do Pará, como Afuá, Anajás, Breves e Chaves.
Ao serem perguntados sobre a receita do sucesso, a resposta foi planejamento e persistência. “Primeiro a pessoa tem que estudar sobre o negócio que ele quer trabalhar, conhecer bem mesmo, depois correr atrás e procurar quem apoie sua ideia e não desistir fácil”, aconselha Augusto Sérgio.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!