Governo do Amapá promove dia de autocuidado para usuários do Centro de Atenção Psicossocial
Foram ofertados serviços de massoterapia e corte de cabelo. Programação é alusiva à campanha nacional do Setembro Amarelo, que este ano possui o tema “Se precisar, peça ajuda!”.
Caps realiza acompanhamento clínico e reinserção social dos usuáriosA semana começou de um jeito diferente para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Caps AD), pois o Governo do Amapá promoveu na segunda-feira, 23, um dia de autocuidado com a oferta de diversos serviços para reforçar a autoestima e devolver a dignidade dos usuários assistidos pelo Centro.
Com o tema ‘Cuidando de Você’, a programação, alusiva à campanha Setembro Amarelo, ofereceu serviços de massoterapia com ventosa e embelezamento com corte de cabelo. A gerente do Caps, Gleicy Sena, ressaltou que a atividade favorece o processo de reabilitação psicossocial.
Gleicy Sena, gerente do Caps
“A programação é para que nossos pacientes se sintam valorizados por meio de um cuidado que geralmente eles não têm no ambiente de convivência. Esta é uma forma de todos se sentirem inseridos e vistos pela família, além da sociedade em geral, e o Caps está aqui para ajudar nesse momento de reencontro com eles mesmos”, explicou Gleicy.
O usuário do Caps, Verenildo Santos, aproveitou a ação e reforçou que o cuidado com a imagem fez com que ele buscasse resgatar o amor próprio.
“Nós estamos muito felizes, somos muito bem tratados e essa ação social é muito importante, pois faz a gente se enxergar de forma mais carinhosa. Um corte de cabelo pode parecer pequeno, mas é muito para quem tem a autoestima fragilizada”, afirmou Santos.
Usuário do Caps, Verenildo Santos
O Caps tem por objetivo oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Entre os pacientes que tiveram a vida transformada pelo trabalho do Centro, está Marinaldo Barroso, que destacou o papel fundamental da equipe multiprofissional do Caps..
“Sou assistido no Caps AD, passei 24 anos na rua e hoje, graças a Deus, tenho meu apartamento. Foi uma mudança radical, onde o Centro foi mãe e pai para minha recuperação. Aqui, sinto o cuidado que eles têm por cada um de nós. Quem poderia dizer que sem dinheiro poderíamos cortar o cabelo? E hoje nós estamos aqui nessa ação, que é muito gratificante, e agradeço imensamente pelo trabalho de todos”, relatou Barroso.
Assistido pelo Caps, Marinaldo Barroso
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!