Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REPRESENTANTES DA JUVENTUDE

Governo do Amapá inicia escolha de vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude

Eleição ocorrerá em 14 de outubro e o conselheiro titular eleito ocupará o cargo até o final de 2025.

Por Redação
24/09/2024 16h37

Por Amanda Ísis e Wallace Fonseca

Eleição selecionará o representante entre 28 conselheiros, em Macapá

O Governo do Amapá publicou o edital de convocação para a eleição da Mesa Diretora do Conselho Estadual de Juventude do Amapá, para a escolha da vice-presidência. Marcado para 14 de outubro, a escolha selecionará o representante entre 28 conselheiros, na sede da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Juventude, em Macapá.

Os conselheiros representam diversos segmentos da sociedade civil, como movimentos das mulheres, LGBTQIAP+ e estudantis. Os eleitos têm a missão de discutir e propor políticas públicas para jovens de 15 a 29 anos até o final de 2025. A divulgação do resultado e a posse dos eleitos ocorrerão logo após a apuração dos votos, com a homologação formalizada em seguida.

Conselheiros representam diversos segmentos da sociedade civil, como movimentos das mulheres, LGBTQIAP+ e estudantisPodem concorrer apenas os conselheiros titulares do conselho, e a votação será realizada de forma aberta. Caso haja apenas um candidato, este será aclamado sem necessidade de votação. Se houver mais de duas candidaturas, será eleito o candidato que conseguir 50% mais um dos votos, e, se necessário, um segundo turno será realizado.

"O conselho cumpre um papel fundamental como elo entre a Secretaria de Juventude e a sociedade civil. Ele é um parceiro no processo de construção de políticas públicas, contribuindo com a elaboração de projetos, ações e programas que possam contribuir com o desenvolvimento e crescimento de nossa juventude", informou a secretária da Juventude, Priscila Magno.

Conselho Estadual de Juventude

O conselho é um órgão de caráter consultivo vinculado diretamente a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e visa promover a participação dos jovens na elaboração, formulação e avaliação das políticas públicas de juventude no estado, além de propor, fiscalizar e avaliar a gestão de recursos e a rede de serviços, contribuindo para a formulação e monitoramento do Sistema e Plano Estadual de Juventude, conforme o Estatuto, assegurando a participação popular.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!