Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO NA SAÚDE

Governo do Amapá inicia construção de blocos e cobertura da laje na 2ª etapa do Hospital Regional de Porto Grande

Obras avançam em ritmo acelerado para a implantação das novas estruturas. Unidade hospitalar terá três pavimentos para atender demanda de cinco municípios.

Por Cristiane Nascimento
27/09/2024 15h30

Obras avançam em ritmo acelerado para a construção das novas estruturasAs obras da segunda etapa do novo Hospital Regional de Porto Grande, realizadas pelo Governo do Amapá, avançam em ritmo acelerado com a construção dos blocos e cobertura da laje do primeiro pavimento. A iniciativa reflete o trabalho do Plano de Governo da gestão que prioriza a saúde de forma imediata, absoluta e inegociável. 

A unidade hospitalar atende a demanda de cinco municípios do estado e, com a ampliação, terá mais 153 leitos distribuídos em três pavimentos. As frentes de trabalho da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) já concluíram a concretagem da laje superior do primeiro bloco, atuam na implantação dos pilares dos demais espaços e na construção da Estação de Tratamento de Esgoto.

“Nós seguimos o nosso planejamento com muita organização. Estamos realizando todos os procedimentos, como a vistoria no canteiro de obras, um procedimento preventivo que avalia se as obras estão sendo executadas conforme o projeto, identificando todos os pontos necessários para o avanço dessa importante frente de infraestrutura da saúde pública do Amapá”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.

Serviços ocorrem também na cobertura da laje do primeiro pavimento

A Estação de Tratamento de Esgoto, infraestrutura essencial para o funcionamento adequado da unidade, será responsável por garantir o correto tratamento dos resíduos gerados, preservando o meio ambiente e assegurando a saúde pública.

As escavações em novos pontos da obra estão sendo realizadas segundo as especificações do projeto arquitetônico e estrutural da obra, com as dimensões e profundidades corretas para garantir a estabilidade e a segurança da construção. As ferragens e armaduras que irão reforçar e dar suporte às fundações estão sendo fabricadas para serem instaladas e receberem a estrutura subsequente da obra. 

Escavações em novos pontos da obra estão sendo realizadas segundo as especificações do projeto arquitetônico e estruturalMais de 50 pessoas, entre homens e mulheres, trabalham diariamente no canteiro de obras da 2ª etapa, realizadas com recursos do Tesouro Estadual e financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) com articulação do senador Davi Alcolumbre. 

A nova unidade oferta atendimentos de internação, urgência, pediátrico, maternidade, exames de imagem e cirurgias de pequeno e médio porte. Com a ampliação concluída, o local terá salas cirúrgicas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e estruturas para atendimento ambulatorial, além de um heliponto, para agilizar o transporte de pacientes.

Hospital Regional de Porto Grande

A unidade hospitalar entregue pelo governador Clécio Luís, em agosto, atende a demanda da região perimetral do estado, que abrange Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho. O hospital é o primeiro da Região Norte a contar com o moderno carro de anestesia A9, que trabalha com inteligência artificial. Em todo o país, só existem 39 unidades.

Inicialmente com 34 leitos, sendo 18 divididos nas alas de internação masculina, feminina e de pediatria, o hospital será referência em atendimento hospitalar nas especialidades médicas de ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgia geral, com gestão pela Fundação de Saúde do Governo do Amapá (Fundesa).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!