Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

'Projeto que inclui conforto para todos', diz aluno ao expor embarcação com acessibilidade na 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá

Alerrandro Souza, de 15 anos, é estudante da Escola Estadual Prof. José Ribamar Pestana e desenvolveu método de navegação para Pessoas com Deficiência (PCD).

Por Redação
25/09/2024 10h22

Por Bianck Bastos

Estudante Alerrandro Souza, de 15 anos, e a orientadora Laudiclea CarvalhoEstudante Alerrandro Souza, de 15 anos, e a orientadora Laudiclea Carvalho

A 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) iniciou na terça-feira, 24, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá. Promovido pelo Governo do Estado, o evento divulga trabalhos de estudantes sobre diversas áreas, incluindo meio ambiente e biologia. Um dos destaques da programação é o projeto do aluno do 1º ano do ensino médio da E. E. Prof. José Ribamar Pestana, Alerrandro Souza, de 15 anos, que criou o Barco Acessível.

O protótipo, intitulado "Capitania R. Sassaki", é feito de isopor e apresenta métodos de acessibilidade desde a entrada, com rampas e elevadores para cadeirantes. Também estão presentes pisos táticos, camarotes adaptados com barras de apoio e decorações pensadas para pessoas com Transtorno do Aspectro Autista (TEA).

“Eu viajava de barco com meu avô pelo rio Amazonas, e sempre percebi essa falta de locais específicos para Pessoas com Deficiência. A ideia surgiu com estímulo da minha professora, que passava atividades, perguntava como estávamos, e assim, idealizei um projeto que inclui conforto e acessibilidade para todos", explicou o estudante.

Alerrandro explica como funciona seu barco para o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edvan AndradeAlerrandro explica como funciona seu barco para o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edvan Andrade

O principal objetivo da "Capitania R. Sassaki" é garantir o direito de deslocamento. O projeto também apresenta tecnologias de mecânica, com luzes em LED e três hélices que movimentam a embarcação na água.

“Na escola, trabalhamos e incentivamos as metodologias práticas. O Alerrandro sempre falou da paixão por barcos e das aventuras com o avô pela Amazônia, então, quando descobri o potencial dele para construir protótipos, fizemos uma amostra pedagógica. Precisamos incentivar os alunos a investirem em talentos e singularidades", ressaltou a orientadora de Alerrandro Souza, professora Laudiclea Carvalho.

Alerrandro acompanhado de educadores da Escola Estadual Prof. José Ribamar PestanaAlerrandro acompanhado de educadores da Escola Estadual Prof. José Ribamar Pestana

12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá

A Feceap é uma parceria das Secretarias de Estado da Educação (Seed), Ciência de Tecnologia (Setec), e coordenada pelo Centro de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação.

O objetivo do evento é incentivar a pesquisa e a ciência na educação básica, além de promover o protagonismo estudantil, a socialização e estimular a criatividade. A feira estará aberta para visitação da população até esta sexta-feira, 27, das 8h às 17h, na Escola Estadual Tiradentes, localizada na Av. Fab, nº 128, bairro Santa Rita.

Secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, também conheceu o projeto do estudanteSecretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, também conheceu o projeto do estudante

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação